quinta-feira, 9 de julho de 2015

POLÍTICA - Mensagem do Papa no II Encontro Mundial de Movimentos Populares.

Grande expectativa para a mensagem do Papa no II Encontro Mundial de Movimentos Populares

Cristiano Morsolin
 
 
Adital
 
Nesta quinta-feira, 09 de julho, durante a sua estadia na Bolívia, o Papa Francisco se reúne com os movimentos sociais da América Latina, que estão reunidos na Segunda Cúpula Internacional dos Movimentos Populares, no Departamento de Santa Cruz, informa o vice-ministro de Coordenação com os Movimentos Sociais, Alfredo Rada.
reproducao
Vice-ministro Alfredo Rada, afirma que conclusões do Encontro serão baseadas na Teologia da Libertação.


O evento é organizado de maneira coordenada entre o governo boliviano e o Servicio de Paz e Justiça da Igreja Católica. O Santo Padre comprometeu sua presença no ato de plenária e entrega das conclusões do encontro, que será concluído no dia 09 de julho, tal como ocorreu em outubro de 2014, no Vaticano, com o Primeiro Encontro Mundial dos Movimientos Populares (1).

Para Rada, é um "sinal muito importante” o encontro do Sumo Pontífice com setores sociais da Bolívia e da América Latina, para debater temas transcendentais, como o direito à terra, ao trabalho, à moradia e à defesa da Mãe Terra, frente à mudança climática, ocasionada "pelo Capitalismo”.

"Está confirmada a participação do Papa Francisco nessa plenária final, para conhecer as conclusões desse encontro, mas também para dar uma mensagem aos movimentos sociais, a partir do que é a Teologia da Libertação", observa Rada.

Na avaliação de Rada, os movimentos sociais têm coincidências com a Igreja Católica na defesa do direito à moradia, ao trabalho, à terra, na valorização dos direitos da Mãe Terra e "na denúncia de uma espécie de onda belicista que está ocorrendo em nível mundial, que está gerando guerras".

"Há coincidências com o que o Papa Francisco vem pregando em suas distintas mensagens", reafirma o vice-ministro boliviano.

Ao encontro assistirão grupos sociais da América Latina e de outras partes do mundo, que invocarão o "internacionalismo dos movimentos sociais, ao mesmo tempo em que serão dadas importantes mensagens referentes aos grandes temas” que, hoje, provocam conflitos "na humanidade”, diz Rada (2).
reproducao
Centenas de participantes abrem II Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de la Sierra, nesta terça-feira, 07 de julho.


Muitas expectativas

A máxima autoridade da Igreja Católica estará acompanhado pelo presidente Evo Morales e se espera que abordem temas como o direito à terra, ao trabalho, à moradia e à defesa da Mãe Terra frente à mudança climática.

"Obviamente, há uma semelhança entre a encíclica papal e a posição que demonstra o governo do presidente Evo Morales, desde 2006, a respeito do cuidado da Mãe Terra e da proteção dos recursos naturais e dos povos indígenas”, sustenta o analista político boliviano Jorge Dulón (3).

"Essa concepção – agrega o pesquisador – bem como o socialismo comunitário, como a economia plural, como a justiça comunitária têm sido postulados que nasceram no início desse processo, em 2006, especificamente”.
reproducao
Bolívia é o segundo países visitado pelo Papa em sua estadia na América do Sul; primeiro foi o Equador e o terceiro e último será o Paraguai.


Desde que o Movimento Ao Socialismo (MÁS) alcançou o governo, o presidente Evo Morales priorizou um discurso de defesa da Mãe Terra, que se exteriorizou nas intervenções que teve em foros internacionais.
Por essas razões, há muitas expectativas pela viagem do Papa Francisco, que começou neste domingo, 05, com a chegada no Equador, e depois continua na Bolívia e Paraguai.

Trata-se de uma viagem estratégica para fortalecer "a integração latino-americana, a união dos povos, a luta contra a pobreza e a desigualdade, a partir da mensagem do Papa Francisco”, como ressalta Erika Farfán, encarregada da Bolívia ante a Santa Sé.

(1) http://movimientospopulares.org/
(2) http://www.periodistadigital.com/religion/vaticano/2015/04/30/el-papa-hablara-de-la-teologia-de-la-liberacion-con-movimientos-sociales-en-bolivia-iglesia-religion-america-justicia-paz.shtml
(3) http://www.paginasiete.bo/ideas/2015/6/28/analisis-enciclica-papa-francisco-discurso-pachamamista-gobierno-61222.html

*Cristiano Morsolin, pesquisador e trabalhador social italiano, radicado na América Latina desde 2001, com experiências no Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Brasil. Autor de vários livros, colabora com a Universidade do Externado da Colômbia, Universidade do Rosário de Bogotá, Universidade Politécnica Salesiana de Quito. Co-fundador do Observatório sobre a América Latina Selvas (Milão), especialista na análise da dívida social e da dívida externa na América Latina, através do trabalho com a Fundação "Giustizia e Solidarieta FGS” (Roma).

Blog: https://diversidadenmovimiento

Nenhum comentário: