domingo, 27 de setembro de 2020

POLÍTICA - Assino embaixo!

 

A IGNORÂNCIA COMO MÃE DE NOSSAS TRAGÉDIAS
Se o nazi-fascismo conquistou milhões, por que o bolsonarismo não conquistaria? Os princípios, os métodos e a propaganda são os mesmos. Utilização em massa de notícias falsas, acusar o inimigo de fazer aquilo que você faz, culpar minorias e a esquerda por tudo, usar a religião como um álibi que justifica todas medidas tomadas e pra dividir a população, propagar o nacionalismo exacerbado, defender milícias e culto à personalidade são algumas das características do nazi-fascismo, que encaixam perfeitamente no bolsonarismo que bebeu direto na fonte de Hitler e Mussolini.
É claro que um povo ignorante como o nosso não saberia identificar isso. Ignorante não no sentido de falta de inteligência, apesar que isso realmente ocorre em todas as classes, mas ignorância no sentido de falta de estudo, conhecimento e capacidade de interpretação e analise de textos. Por isso é tão fácil de serem manipulados e acreditarem que um governo desses quer o bem da população e do país. E isso não é apenas com os pobres e miseráveis. Boa parte da classe média e da elite é ignorante também, além de fascista por natureza. O que sabem de política, economia e história é o que viram na Globo, ou pior, Record e SBT, fora outros veículos de comunicação e os atuais influenciadores digitais. Não são pessoas com opiniões próprias. São pessoas que repetem como papagaios o que Bonner e companhia disseram como verdade absoluta. A maioria das pessoas, em todas as classes, não tem condições de pensar por si próprias por mais que a realidade mostre a elas que as "verdades absolutas" que viram não passam de mentiras e ideias arquitetadas pra manter a população sob controle e bovina.
Se você pensar que uma pessoa chega a dar uma parte do salário pra pastor e igreja esperando um milagre como retorno, se você pensar que há gente que acredita que a Terra é plana e vacina não funciona, que há uma conspiração comunista mundial que inclui até grupos capitalistas, que acredita em todas as Fake News por mais absurdas, que pensa que Bolsonaro é um mito ou um escolhido, que acredita que quem defende tortura e mortes é realmente cristão, chega-se a conclusão que é possível enganar uma parte da população com qualquer coisa, desde que se use as ferramentas necessárias. E essas são exatamente as mesmas que Hitler e Mussolini utilizaram. Apenas foram adaptadas aos tempos da internet e redes sociais. O que espanta é que com quase dois anos de desgoverno, muitos não tenham percebido isso e se arrependido ainda. O nazi-fascismo bolsonarista produziu uma lavagem cerebral dificil, mas não impossível, de reverter.
Isso tudo não é apenas resultado de Fake News. É resultado de uma doutrinação nas igrejas caça níqueis, de programas policiais na TV, de jornais e revistas tendenciosos, de uma mídia a serviço da elite e do mercado, de uma Justiça parcial e da falta de estudo e memória da população. É o resultado de anos, décadas e até séculos de desigualdade, doutrinação e desinformação.
Muitos não se deram conta ainda, mas estamos virando uma espécie de Irã dos trópicos. Uma teocracia misturada com plutocracia, com a religião sendo utilizada pra justificar os maiores absurdos contra a própria população e o meio ambiente, além do aparelhamento das instituições democráticas incluindo o Judiciário em sua mais elevada instância, órgãos de investigação e combate à corrupção e ao crime, universidades e centros de pesquisa científica, Ministérios vitais para o desenvolvimento do país, forças armadas e todo o serviço público.
Irã talvez seja um certo exagero, mas que tal os Estados Unidos, a nação mais fascista do planeta? Mas estamos virando os EUA apenas naquilo que eles têm de ruim e nada no que possuem de positivo. Aliás estamos virando um quintal dos americanos, mas daqueles bem feios, com esgoto a céu aberto no fundo e um bando de vira-latas esfomeados e acorrentados lutando por migalhas, mas que mesmo assim continuam idolatrando seu dono.
Nos EUA, Trump foi eleito com as mesmas ferramentas do nazi-fascismo, não por acaso com ajuda do consultor Steve Bannon, que depois vendeu seus serviços aos Bolsonaros, cachorrinhos de Tio Sam.
O que espanta não é ver os pobres, miseráveis e classe média acreditarem nisso tudo. É a elite ainda apostar que isso pode dar certo por conta de um Neoliberalismo que destrói cada vez mais o poder de compra dos trabalhadores, justamente quem consome seus produtos e serviços. Tolera-se um governo fascista que vem arruinando a Democracia e a Economia, transformando o Brasil em pária internacional, em troca da implantação de um sistema econômico excludente, que eleva nossas desigualdade que já são as piores do mundo e que nada ajuda a desenvolver o país.
Não é difícil concluir que o objetivo da elite brasileira nunca foi desenvolver o Brasil, mas explorar nosso país ao máximo, deixando ao povo apenas as migalhas. Para atingir esse objetivo, aceitam um governo Fascista por que também são e contribuíram ao longo da história para que chegássemos nessa situação, a qual pretendem manter eternamente.
Não devemos esperar nada da elite brasileira a não ser o chicote utilizado desde o tempo da escravidão. Bolsonaro é apenas o capitão do mato a serviço de quem sempre explorou o povo brasileiro. Quando cansarem dele, vão providenciar outro para o lugar, mas que seja mais conveniente e agradável aos olhos da maioria, mas com os mesmos objetivos.
O trabalho da esquerda e de qualquer um contra o Fascismo (sendo de esquerda ou não) por mais complicado que seja, é buscar conscientizar as pessoas, seja através das redes sociais ou em conversas pessoais. É relembrar todos de como estávamos anos atrás e como éramos muito mais prósperos e felizes. É resgatar a esperança das pessoas de que podemos construir um país melhor para todos e não apenas uma minoria. Mas pra isso é preciso coragem, dedicação e determinação. É preciso usar uma linguagem simples e direta. Textões como esse são ferramentas pra quem vai ajudar nesse trabalho de conscientização, já que quem hoje só se informa por memes não passará do título.
É um trabalho de formiguinha. Um esforço descomunal pra ajudar o povo brasileiro a pensar por si próprio e ensiná-lo a lutar pelos próprios direitos. Há uma luz no fim do túnel, mas pra chegar lá é preciso iluminar a cabeça das pessoas e tirá-las desse buraco negro onde foram colocadas através dessas ferramentas nazi-fascistas bolsonaristas. A elite sabe que a ignorância da população é a mãe de todas as tragédias econômicas, sociais e ambientais e por isso sempre destruiu a Educação Pública e controlou os meios de comunicação. Mas nós sabemos como reverter isso por que já fizemos isso na história, num momento de crise econômica e social tão ruim como esse. Nós temos uma militância que eles não tem e a verdade está do nosso lado. Precisamos levar esperança às pessoas, mas com conhecimento e educação. Precisamos mostrar que o ódio não vai levar o país a lugar algum, a não ser desespero e sofrimento. Precisamos fazer esse trabalho novamente, com mais força ainda, sem medo de ser feliz.
Cris Penha

Nenhum comentário: