sábado, 19 de setembro de 2020

POLÍTICA - "É o Estado, estúpido".

 “Não existe imparcialidade. Todos são orientados por uma base ideológica. A questão é: sua base ideológica é inclusiva ou excludente?” (Paulo Freire)

Translate / Tradutor

  Powered by Google TradutorTradutor

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Os sentidos e significados do povo do Nordeste - é o "Estado estúpido".

 Nenhuma surpresa para o aumento da aceitação do Bozo pelo povo mais humilde do Nordeste. Explico, mas antes pergunto:

vocês já tiveram a dura experiência de dividir por dias um almoço de um único ovo para cinco pessoas?

Vocês tiveram os avós como soldados da borracha na Amazônia?

 

Vocês tiveram parentes que desapareceram na Amazôna e avó morreu a espera desse filho que nunca veio?

Vocês tiveram a experiência dos campos de concentração (currais da fome) no Ceará?

Vocês já tiveram a experiência de parentes vestidos com sacos de farinha e com anotações nos braços e vigiados,a espera de um prato de feijão cheio de gorgulho?

Vocês leram a Fome de Rodolfo Teófilo que escreve de forma objetiva sobre esse flagelo que matou millhões de nordestinos?

Conheça aqui um poouco https://www1.folha.uol.com.br/…/il…/critica/ult569u947.shtml.
Vocês já leram sobre a SECA dos SETES?

Se vocês não têm conhecimento sobre esses fatos do Nordeste não tem como compreender o avanço do Bozo por essa região.

 

Primeiro, o povo simples do Nordeste não é lulopetismo, não sabe o que é esquerda e nem direita, mas é um povo humilde de grande coração e que sabe agradecer as ajudas que recebe.

Segundo, esse povo humilde gosta do Estado em suas vidas. E começou a perceber o Estado em suas vidas a partir da Constituiçaõ de 88 quando foi universalizada a PREVIDÊNCIA que se transformou na alma do povo nordestino.

O último períiodo seco de 2012 a 2019 não matou ninguém de fome porque as famílias nos sertões nordestinos foram acudidas pela PREVIDÊNCIA e também pelo BOLSA Família.

E agora nessa PANDEMIA não apareceram os flagelados pela FOME por conta do AUXÍLIO EMERGENCIAL.

O povo nordestino que elegeu e reelegeu FHC por conta dos ganhos em sua vida do plano real é o mesmo povo que elegeu e reelegeu Lula duas e Dilma duas vezes, mas que reprovou Bozo nas urnas.

E se dependesse do Ceará Bozo nem no segundo turno estaria. Por quê? Porque o povo foi experimentando o Estado e gostando dessa coisa quando aqui a renda per capta é uma das menores do Brasil.

E esse povo humilde sabe o que é gratidão. Aqui no primeiro turno de 184 municípios, Haddad ganhou a metade dos municípios e a outra metade ficou com o Ciro.

Esse povo nunca ouviu falar de Hadddad, embora minha cidade recebeu o Campus da UFC, que no dia do anúncio Haddad nem citou o nome, o que revela sua fraqueza de comunicação. E só agora, nesse mẽs é que veio citar o Campus da UFC em Russas-CE..

Vou dá um exemplo prático para vocês entenderem o pensamento do nordestino para a subida de Bozo por aqui

Em 2002 a diária de um pedreiro aqui de minha cidade- Russas – era de de 10,00 que dava para comprar um kg de carne e troco de 3,00 para comprar as verduras.

Em 2012 a a diária de 100,00 dava para comprar 7 kg de carne e ainda sobrava 9,00 para comprar de verduras e uma bandeja de ovos.

E hoje com 100,00 dá comprar apenas 3 kg de carne mole e alguma sobra para comprar apenas um molho de verdura a 2,50.

Veja que o povo sabe que o governo Bozo é ruim - esses são os sentimentos, mas...

Sem ajuda do auxílio emergencial, o que esse povo, que depende da aposentadoria dos avós, o que estaria comendo?

E por “coincidência” nesse período não apareceu a fome e o seu flagelo.

Esse povo humilde é agradecido e não quer saber quem é o pai da benfeitoria, como diz eles, mas esse povo também é sabido no que se refere a quem mais mudou as suas famílias e que pela primeira vez teve um neto DOUTOR; que pode comprar sua casa, saiu do aluguel, trocou o jumento por uma motinha e até juntou um dinheiro para comprar o carango que sabe lá de quantas mãos.

No entanto, apesar dessa dificuldade de entender os sentidos e significados do povo do Nordeste, vou em uma "contradição" da afirmação que o povo nordestino não é lulopetismo em uma possível disputa entre Lula x Bozo no ano de 2022 – segundo turno.

Importa destacar que nessa disputa estará a presença do ESTADO e o impcato na vida dos nordestinos.
Qual o governo que melhor impactou suas vidas?

Por isso afirmo que dará Lula na cabeça com 60% dos votos bem abaixo de sua votação histórica que era acima de 70%.

Ceará, Bahia e Pernambuco darão boas votações ao Lula nessa disputa, por quê? Porque foi Lula que melhorou suas vidas de forma muito impactante e mais

Lula consegue falar a língua dessa gente que historicamente foi eliminada pelo paradigma da miséria e do abandono.

Estado? Esse povo veio a conhecer e experienciar de fato o Estado no governo Lula e gostou….

E vai querer que essa experiência volte mais ainda. Bozo pode ser uma paixão de verão e emergencial…. Mas Lula é amor e paixão ao mesmo tempo… paixão que está adormecida porque a mídia escondeu Lula desse povo.. .que o quer novamente.

Se Lula for o candidato.... o Nordeste será incendiado entre paixão, amor e ódio.... E o que estará sendo avaliado pelos sentidos e significados do povo nordestino é o impacto do Estado em suas vidas.

E por fim, recomendo a leitura do texto a seguir: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53788197 que vai na direção do que está escreito aqui.

 "Quando você está à beira da fome, sua vida está pautada por coisas muito mais concretas e mais de subsistência do que de estratos ideológicos", diz a cientista social Esther Solano, professora da USP (Universidade de São Paulo) que estuda conservadorismo no Brasil, sobre o aumento de popularidade do presidente Jair Bolsonaro detectado por pesquisa do Instituto Datafolha."

Por fim é importante reforçar um bordão de marqueteiro da campanha de Clinton COM OUTRAS PALAVRAS: É O ESTADO ESTÚPIDO 

E já afirmo que o único político no país que tem as condições de linguagem, presença de espírito e empatia para derrotar o bozo, esse se chama Lula. Lula inelegivel é cereja de ouro na reeleição de Bozo em 2022.

Nenhum comentário: