terça-feira, 1 de abril de 2008

O suposto dossiê, segundo o Luis Nassif

O Nassif escreve sobre o suposto dossiê que procura desconstruir a ministra Dilma. Ela e quem mais aparecer com chances de derrotar a oposição, se transformará automaticamente, na "bola da vez"a ser atacada pelas Vejas da vida.

O Blog e o suposto dossiê Anos de experiência permitem desenvolver faro para determinadas situações e reportagens. Desde o início, meu faro foi que o tal dossiê era mais um factóide da Veja. Se viesse de outro órgão – especialmente Estadão, Globo e Época – pensaria duas vezes antes de apostar contra.No caso da Veja, não. Tudo o que tenho analisado sobre a revista, a série que estou publicando, mostram a invencível compulsão para criar matérias, a falta de cuidados com o material que recebe e falta de experiência e de parâmetros jornalísticos mínimos.O segundo elemento de convicção é a falta de lógica. Em um momento alto da sua popularidade, não fazia lógica que o governo saísse espalhando dossiês por aí. Preparando-se para a eventualidade de uma CPI, sim. Valendo-se de dados para intimidar a oposição, impossível.Tanto na matéria da Folha quanto da Veja, não havia uma indicação nem de onde veio o tal dossiê, nem quem foi chantageado por ele. E essa ausência absoluta de informações acende a luz amarela em qualquer jornalista com experiência em reportagem investigativa.Esses são os fatos iniciais, nos quais me baseeis para reforçar minha convicção de que o tal dossiê é uma armação.Há uma probabilidade baixa de que tenha sido gerado na Casa Civil, como ação de governo; uma probabilidade média de que pudesse ter sido montado por alguma aloprado; uma probabilidade um pouco maior de que alguns dados possam ter ter vazado da Casa Civil por algum funcionário. Agora, a conversa com esse colega abre uma nova suspeita e possibilidade.Não é a primeira vez que sigo a intuição e aposto em uma direção. Se estiver errado, pago o pato: me penitenciarei publicamente aqui no Blog e me exporei aos ataques dos adversários.Mas minha convicção sobre a natureza do suposto dossiê está mais forte.

Nenhum comentário: