terça-feira, 24 de junho de 2008

POLÊMICA CAETANO x CHICO.

Carlinhos Medeiros escreveu no seu blog Bodega Cultural.

Quem nasce para ser Caetano nunca vai ser um Chico...

Sem querer desmerecer a importante contribuição que o movimento Tropicália deu à nossa cultura, um de seus precursores, Caetano Veloso, sempre foi omisso em relação às questões politicas do nosso País.

Foi exilado em Londres por fazer apologia as drogas e pregar rebeldia e alienação entre os jovens, "os rebeldes sem causas", mas não por oferecer resistência ao regime dos ditadores do século XX.

E quando a classe pensante se omite, os burgos-fascistas casam e batizam.

Mas, cada um faz aquilo que está dentro das suas possibilidades.

Sabemos de cor os nomes dos que lutaram e deram suas vidas pela liberdade, e, principalmente, dos que resistiram à cultura americana e seu regime intervencionista predatório porque os escreveram nos anais da história política contemporânea, e muitos com o próprio sangue.

Caetano amarelou diante do império, mais uma vez.

Quando deveria estar curtindo o fruto dos direitos autorais de suas canções vazias, com seus cabelos emoldurados pelos cremes importados, seu terninho George Armani, aparece numa jogada de puro marketing fazendo canções com temas extremamente polêmicos, que nunca se atreveu a cantar. Não é sua praia.

Caê, você fica mais elegante cantando "Sozinho". Músicas de cunho político e social você deixa para os que tem coragem, amor e despreendimento. Você deixa para os que cantam e sonham.

Nenhum comentário: