quarta-feira, 25 de novembro de 2009

URUGUAI - Lula dá apoio a Mujica.

Lula envia apoio-chave a Mujica no Uruguai

Foi uma simples mensagem de saudação pessoal, mas de forte conteúdo político. Nesta segunda-feira (23), num hotel do centro de Montevidéu, um enviado do presidente brasileiro Lula da Silva manifestou ao candidato da governista Frente Ampla, José Mujica, que seu eventual triunfo na apuração dos votos de domingo "tornará mais rica e produtiva a relação" entre ambos os povos.

Trata-se de Olívio Dutra, dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul, que destacou perante a imprensa local os dez pontos de vantagem que, conforme todas as pesquisas, Mujica supera em intenção de voto em comparação ao seu rival do Partido Nacional, Luis Lacalle.

"Lula tem a segurança de que um segundo governo da centro-esquerda, comandado por Mujica, tornará mais rica e produtiva a relação para nossos povos e aqui no continente, em especial na área do Mercosul", comentou Dutra.

Segundo ele, Mujica "é uma figura emblemática, carismática, capaz de trabalhar na diversidade e pluralidade de ideias e construir consenso", além de "partilhar semelhanças" com o presidente Lula, "que é uma figura com grande capacidade de diálogo".

A menção ao Mercosul não é casual, tendo em vista a posição crítica sobre o bloco que tem Lacalle e um amplo setor da direção local. Muitos uruguaios afirmam que o Brasil e a Argentina, como sócios majoritários, fazem pouco para compensar as assimetrias com Uruguai e Paraguai. Mujica, por outro lado, ainda que admita esses problemas, manifestou seu interesse em permanecer no acordo regional.

Diante do respaldo de Lula, a oposição no Uruguai optou pelo silêncio. Assessores de Luis Lacalle explicaram por telefone ao jornal O Estado de S. Paulo que nem o candidato nem o partido comentariam o assunto. Mujica é o favorito e conta com cerca de 48% das intenções de voto. Lacalle teria entre 40% e 42%. Mujica, em diversas ocasiões, declarou que se identifica mais com Lula do que com o bolivarianismo do presidente venezuelano, Hugo Chávez. Fez diversos elogios ao brasileiro e houve até quem comparasse os dois líderes.

Nenhum comentário: