segunda-feira, 23 de setembro de 2013

MENSALÃO - Resposta ao meu filho Paulinho.

Paulinho, e você que achava que por eu, por ter convivido com o Dirceu na época dos Anos de Chumbo, os 21 anos de ditadura, era o único que acreditava na inocência dele.

Acontece é que existe um ódio doentio ao PT, um verdadeiro preconceito de classe, estimulado por jornalistas que escrevem com o fígado, principalmente os da Veja, como o Reinaldo Azevedo, o famoso tio Rei, o Augusto Nunes, meu colega de faculdade, suspeito de ter dedurado muita gente por ocasião do golpe, o Ricardo Setti, o Constatino, todos pertencentes ao Instituto Millenium, ninho do que há de mais reacionário.

Não poderia esquecer o Jabor, ex-partidão, um dos companheiros esquerdistas mais radicais,  parceiro de mesa, no bar Jangadeiro, onde se reunia o que se convencionava chamar "esquerda festiva". O Jabor hoje vê comunista até debaixo da cama.

Estive com o Zé Dirceu em Brasília se não me engano em 2011, participando de um encontro de blogueiros. O  Dirceu tb participou pois tb tem um blog. Naquela ocasião, disse para nós que se o julgamento fosse levado para o lado político, como aconteceu, ele seria condenado. Caso contrário, como não havia nenhuma prova contra ele, seria absolvido.

Sempre insistiu que é inocente e vive dizendo que cometeu muitos erros, mas no caso do mensalão, não tem nada a haver com ele.

Infelizmente um desqualificado como o Roberto Jefferson, deu uma entrevista qualificando o Dirceu como "chefe da quadrilha", e isso foi o gancho para a mídia pré-julgar e julgá-lo.

Isso porque a grande mídia nunca aceitou que um partido que defende interesses da maioria fudida da população, assumisse o poder. Não aceita aqui, nem em lugar nenhum do mundo. Basta ver como são qualificados por ela, presidentes que renegaram o receituário neo-liberal e restauraram o nacionalismo. O Evo Morales, a Cristina Kirchener, o Rafael Correa e o Umala do Perú, são considerados cidadãos de segunda classe.

 O mensalão, da maneira como foi apresentado e julgado,   é uma verdadeira farsa e uma oportunidade de revanche das forças que foram alijadas pelo voto e não estão conseguindo retornar ao poder.

Por que uma farsa? Porque não envolve dinheiro público, como ficou provado em várias auditorias do Visanet, que o Sr. Barbosa desconsiderou, como desconsiderou muitas outras provas que beneficiavam os réus. Ele agiu mais como promotor do que como juiz.Uma das vantagens da aceitação dos embargos infringentes, é que agora, os erros e as injustiças cometidas nesse julgamento político poderão ser reveladas.

Depois, não dá para aceitar que o PT tivesse que pagar a seus próprios parlamentares, para votar matérias de interesse do partido. Isso foge à qualquer lógica.

 Nunca nos EUA, o julgamento  dessa ação, teria sido televisionado, para evitar a pressão de setores da sociedade na condenação de réus, que sempre tiveram direito à "pressunção de inocência". Agora não, neste julgamento, como o objetivo principal é atingir o PT e principalmente o Zé Dirceu, pela história de luta dele contra a ditadura e sua atuação na redemocratização do país e sua importância na eleição do Lula, para condená-lo,foram buscar no julgamento dos nazistas em Nuremberg, a tal Teoria do Domínio de Fato.

 Por ela, para condenar, bastam indícios, ilações, suposições, enfim, "achismos". Se o dono de uma empresa, ou um dirigente de um partido político, etc, por exemplo, tiver um subordinado ou um subalterno que cometa um ato ilícido, este  poderá alegar que tal ato era do conhecimento do seu superior. Com isso, este poderá ser condenado, mesmo não tendo nada a haver com o fato. Isso leva à uma tremenda insegurança jurídica. Hoje, tem muitos executivos e dirigentes de todo tipo de atividade preocupados com isso.

Se as pessoas ao invés de ficarem reféns do que a Veja, O Globo, etc publicam, procurassem se informar na imprensa alternativa, veriam que foi acertadíssimo o voto do Celso de Mello. Ele defendeu o ordenamento jurídico, a Constituição que determina, que, se eu, você, um espírita, um flamenguista, etc, etc, for julgado somente na última instância que é o STF, e tiver quatro votos a favor, é um DIREITO CONSTITUCIONAL seu ter outro julgamento. O mundo dá muitas voltas. Se amanhã ocorrer o julgamento do mensalão tucano, o que não acredito, e algum réu tiver os quatro votos a favor, também terá a Constituição ao seu lado.

O Ives Gandra é um renomado jurista de 78 anos que agora, na certa, vai ser massacrado pela Veja e pela mídia golpista. Essa notícia, pela sua importância, deveria sair no JN, mas podemos esperar sentado. O negócio dela é a denúncia seletiva. Em função disso, os escândalos tucanos, como o do metrô paulista são escondidos. O mensalão tucano é  escondido. Não há nenhum clamor para que ele seja julgado.

Nenhum comentário: