domingo, 29 de setembro de 2013

MÍDIA - Por que não interpelar o Merval Pereira?

Mais uma vez esse jornalista global, de modo irresponsável e leviano, escreve um artigo, desta vez com o título de "Dilma digital", onde ele diz textualmente que "há um bom montado esquema de blogs pagos por verba oficial para elogiar o governo petista e tentar desqualificar os críticos, sejam eles políticos, jornalistas "independentes" ou cidadãos que não se veem representados pelo governo que está aí".

Eu particularmente, assim como diversos blogueiros que escrevem para mostrar que existe um outro lado da informação, que não seja somente aquela mostrada pelo JN, Veja e outros veículos da grande mídia,  escrevem,  sem receber nenhum centavo de ninguém, acho que deveríamos intimar judicialmente o imortal jornalista, para que prove suas acusações.

Eu só criei um blog, porque o jornal que ele escreve, só uma vez publicou uma, das dezenas de cartas que enviei para a sessão "carta dos leitores" do O Globo.

Nessas cartas, contestava muitos editoriais e matérias publicadas por esse órgão da imprensa, pois pude verificar que 90% do que era mostrado nas referida sessão, eram de apoio a linha editorial do jornal ou do teor das matérias escritas.
O contraditório não tinha espaço na "carta dos leitores".

Em função disso, além de me tornar blogueiro, cancelei minha assinatura, pois achava de uma tremenda hipocrisia O Globo dizer que era isento e apartidário, que não manipulava as informações e, no entanto, só publicava aquilo que lhe interessava.

Poderia citar um monte de exemplos da maneira como o Globo trata as notícias.

Semana passada, só de brincadeira, para mostrar que O Globo continua o mesmo, escrevi uma carta criticando um artigo que mostra um
posicionamento que ilustra claramente o oportunista vale-tudo implantado e que de ético nada tem do colunista Merval Pereira.
Este, na quarta-feira do julgamento, fazendo coro à pressão contra o possível voto de Celso de Mello, escreveu: “Não é mais possível ao ministro dar um voto apenas técnico , já que suas consequências podem ser graves para a imagem da instituição e, consequentemente, para a democracia brasileira que o próprio Celso de Mello procurou defender”.

 Na quinta-feira, porém, como foi possível ao ministro dar o tal voto, Merval afirma: “A aceitação dos embargos infringentes tem a vantagem para a democracia brasileira de impedir que prospere a lenda de que o Supremo Tribunal Federal fez um julgamento de exceção contra os mensaleiros.”.
Que acha disso? 
O julgamento de exceção vai ficar considerado se,  no caso o mensalão tucano, escondido pelo O Globo e seus parceiros, deixe de ser aplicada a Teoria do Domínio de Fato, que foram buscar no julgamento de Nuremberg, para que fosse possível condenar o Zé Dirceu, com base somente em suposições, ilações e achismos.
  By de way, O Globo escondeu a notícia mais comentada  nos meios jurídicos e políticos, que foi a entrevista  do jurista Ives Granda à FSP declarando que "o Zé Dirceu foi condenado sem provas".
Quem quiser, procure saber quem é o Ives Granda e vai ficar surpreso com a descoberta.
Voltando ao tema inicial, dessa forma vou conversar com meus amigos blogueiros, para tomarmos uma posição a respeito da declaração leviana do ilustre imortal.
O de positivo a mostrar, é que as redes sociais, principalmente os blogues, estão começando a incomodar a mídia grande, que passou a ter seu "pensamento único", contestado,  desmascarado e confrontado.
Ganha com isso  a sociedade, que com a possibilidade do contraditório, não fica refém do quase monopólio da informação existente em nosso país.

As pessoas de posse dos dois lados da notícia, poderão fazer suas reflexões e decidir quem está sendo honesto na informação.

Nenhum comentário: