segunda-feira, 29 de junho de 2015

POLÍTICA - " Imprensa "monta palco" para Lava Jato".

Bandeira de Mello diz que imprensa "monta palco" para Lava Jato


Um dos mais respeitados juristas brasileiros, Celso Bandeira de Mello, afirmou que a grande mídia “monta palco” para o juiz Sergio Moro, que comanda as investigações da Operação Lava Jato. Segundo ele, a atuação da imprensa tem levado o país a caminhar “para o fascismo”.



Bandeira de Mello é um dos mais importantes juristas brasileiros Bandeira de Mello é um dos mais importantes juristas brasileiros
Professor da PUC-SP e um dos principais especialistas em direito administrativo no Brasil, Bandeira de Mello destacou que Moro ”é um juiz que quer aparecer”.

“É evidente que há abuso e excesso. A delação premiada não é um instituto que existe para coagir. Você prende uma pessoa e a mantém presa até que faça uma delação? Isso é coação. Delação deveria ser espontânea”, salientou o jurista em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

Para ele, a atuação da imprensa tem levado o país a caminhar, a passos largos, “para o fascismo”.

“Se a imprensa não montasse um palco para esse juiz, isso não aconteceria”, disse o jurista. E completa: “Corrupção sempre existiu, mas a novidade é a imprensa tratar disso como um verdadeiro escândalo”.

Bandeira de Mello salientou que as revelações da Lava Jato são de fato muito graves, mas destaca que corrupção sempre existiu. “Foi o governo FHC que flexibilizou a Lei de Licitações para as estatais, deixando o galinheiro sob o cuidado da raposa. Agora, esta é a primeira vez que vejo num governo tanto ataque à corrupção. Não é estranho que sempre tenha havido corrupção e a imprensa tenha ficado calada? Não tenho ilusão com a imprensa”, enfatizou, reafirmando a importância do respeito ao Estado Democrático de Direito.

Nenhum comentário: