sábado, 10 de fevereiro de 2018

POLÍTICA - A mobilização popular e o golpe da lava jato.

A mobilização popular e o Golpe da Lava-Jato contra Lula, Dilma e o PT - pensando geograficamente
por Alexandre Tambelli
A) Quem é o eleitor que apoia Lula e os governos do PT?
Precisamos entender qual é a parcela da população que apoia Lula e os governos do PT, onde mora, seu poder aquisitivo, sua condição prática de locomoção para manifestações, seu acesso à informação das manifestações e afazeres domésticos e de trabalho para ir até locais das manifestações, e assim por diante.
Li que a maior parte dos eleitores de Lula hoje se encontra nas pequenas cidades, e outra parte nas periferias das grandes cidades, e bem sabemos em um país continental, eleitores e apoiadores de poder aquisitivo que chega, na maioria, se tanto, a 2 salários mínimos. E as manifestações pró-Lula são em áreas centrais de metrópoles e cidades grandes.
Pensem comigo. Quando Lula em suas caravanas chega aonde o povão está lota de gente, claro é, portanto, o problema não está no desejo de participação do povão e sim onde se faz a manifestação de apoio.
Na Lava-Jato, ao contrário, vão aonde o povão não está. Ela foi levantada na cidade de Curitiba em Estado com boa quantidade de eleitorado e apoiadores conservadores, bordeada pelo Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e São Paulo, também estados com eleitorado e apoiadores conservadores em quantidade. E não é por acaso. Se pensarmos a Operação visa a Petrobrás com sede no Rio de Janeiro e foi parar no Paraná, onde a aglomeração de conservadores é maior e o povo eleitor do PT menor. Juntar gente nos centros urbanos conservadores e pró-Moro e o Golpe foi bem mais fácil, estavam indo a pé até. A ilógica sede de Curitiba foi de caso pensado pelo Império, não seria no Nordeste que é pró Lula e governos petistas.
Imaginemos a Avenida Paulista e seu entorno. Quem mora nas proximidades? A Elite paulistana. E a gente quer se manifestar lá, também, e reclama da desmobilização do povão?
A locomoção, o tempo de locomoção ida e volta, o custo financeiro, a alimentação, a família, os filhos na escola, o poder aquisitivo, a dupla jornada, quem cuidaria dos filhos, do idoso doente, etc. esquecidos. E assim por diante.
Não é culpa do povão a sua ausência nas manifestações (nem sabemos se ele quer ou não manifestar apoio se for perto de suas casas e culpamos ele) a culpa é nossa que não vamos aonde o povão está.
E se montássemos 4 carros de som? 4 manifestações em Sampa em dias diferentes? Freguesia do Ó, Vila Prudente, Largo 13, São Miguel Paulista? Com divisão dos oradores? Com Lula um dia em cada local, mas não na Paulista, certo, longe do povão e eleitor e apoiador de Lula. E se faria uma panfletagem da sua presença e/ou de políticos, sindicalistas, líderes populares e artistas apoiadores no bairro, nas imediações.
Este sim é um caminho com resultado, caminho que pode levar conscientização ao povo e união em torno de Lula e do Brasil que queremos. Ficar nos locais centrais e elitizados das grandes cidades é dispersar e dispensar o povão e ver a militância de sempre e depois reclamar, sem razão, que o povão não se mobiliza, não se manifesta nas ruas e sem levar em conta a realidade social dele.
B) Por que o eleitor de Lula não é capaz de defendê-lo nas ruas?
Outro ponto importante e chave na disputa pela hegemonia das manifestações de rua, pela ocupação de espaços significativos no seio da sociedade na narrativa econômica, social e política pelas esquerdas é o entendimento de que a voz das ruas não é a voz publicada pelos meios de comunicação hegemônicos, esta é distorcida a favor das elites e seus interesses econômicos neoliberais e manipulada a temática.
Se o eleitorado das esquerdas, de Lula e de Dilma está concentrado nas pequenas cidades e nas periferias das cidades maiores e estes são, praticamente, alijados dos seus direitos de opinar e dizer o que pensam sobre os governos petistas, como é que foi possível o Governo petista se deixar encurralar pela opinião publicada, pela “voz das ruas”, as classes: média e médio-alta tradicionais (20% da população) e aceitar como "voz" da totalidade do povo brasileiro o que não passa de 1/5 da população se manifestando?
Desde o primeiro passo mais decisivo do Golpe em 2012 com o Julgamento do “Mensalão”, as esquerdas foram pautadas pela mídia hegemônica, em especial a Rede Globo, colocado foi o tema da corrupção no centro do debate da sociedade e a “voz das ruas – os 20%” confundida com a opinião publicada se tornou voz única. O eleitorado todo que acompanhou o voto no PT de Lula e de Dilma não foi ouvido, politizado, organizado e mobilizado, ficou no seu lugar geográfico, praticamente, esquecido.
Um aparte.
Talvez, algum suspiro de miltância de esquerda e progressista vindo das periferias surgiram nas Jornadas de Junho de 2013, mas, estes foram incompreendidos pela militância mais aguerrida dos governos petistas e defensora mais apaixonada da centro-esquerda no Poder, entendidos os manifestantes iniciais das Jornadas como, apenas, militantes radicais de extrema-esquerda ou anarquistas e ajudantes na formatação do Golpe.
Continuando.
Como não se chegou a uma ocupação política e informativa mobilizadora das pequenas cidades e das periferias nas cidades maiores no pós-PT no Governo via pequenos comitês (centros de formação Política, de divulgação, via panfletagem direta com o eleitor, dos programas e ações em benefício da população mais pobre, a beneficiária direta de um Governo de centro-esquerda como foi o do PT, a Geografia do voto nos permitia, certo?) ficamos reféns da opinião publicada e dela arregimentou-se um “batalhão” de combatentes contrários à corrupção e que se misturavam, a grande maioria, no seu antipetismo clássico de classe média e médio-alta tradicionais. Corrupção que foi posta como o grande mal da sociedade brasileira.
De 2012 até o Golpe de 2016 os espaços geográficos de lutas, ocupados por manifestações midiáticas, virtuais ou reais contra a “Corrupção” dos governos petistas:  “o Governo mais corrupto da História! ” se deram nas grandes cidades em áreas nobres, nas redes sociais e portais mais elitizados e na mídia hegemônica, todos espaços anti-petistas, sendo que as próprias esquerdas queriam ocupa-los sem serem bem-vindos, servindo apenas como colaboradores para confirmação do slogan da direita: “o Governo mais corrupto da História!
O Golpe de 2016 vingou porque a “voz das ruas” era a voz do Golpe tão somente e, talvez, continue sendo.
Como explicar que temos um candidato de centro-esquerda liderando disparado as pesquisas eleitorais de 2018, Lula, vítima de uma campanha violenta, ilegal e sem freios numa dobradinha mídia e Judiciário, que visa tirá-lo da Eleição, não levar seu eleitor, o povão, às ruas para impedir que não votem em Lula?
E a resposta se encontra dada.
Nos 13 anos de PT e centro-esquerda no Poder central se pensou a Política institucional e o calendário eleitoral como um caminho seguro que, por si só, seria capaz de sustentar os governos progressistas do PT no Poder via Democracia, não se buscando pela forma de pensar, em levar a Política e a mobilização aonde o voto em Lula e Dilma se concentra.
E, sendo, assim, se Lula não vai até o seu eleitor, o povão, o povão não se manifesta: não tem mídia de longo alcance, espaços de politização e mobilização próprios e organização político-social centralizada nas redes sociais com portais periféricos e de grande audiência e defensores dos seus interesses.
As esquerdas disputando hegemonia nos espaços geográficos das elites não formaram militância para defesa das conquistas econômicas e sociais dos Governos Lula e Dilma, esta é uma triste constatação.
Enquanto isto, a direita e seu fio condutor Lava-Jato partindo para cima das esquerdas, facilitando o Golpe de 2016 e inviabilizando Lula para 2018.
Lula tem 50% de intenção de votos (votos válidos) numa Eleição e não tem o seu povo eleitor organizado para defender seu voto e candidato nas ruas. 

Nenhum comentário: