terça-feira, 26 de maio de 2009

POSSÍVEL FECHAMENTO DA "ESCOLA DE DITADORES".

É assim que ficou conhecida já que por ela passaram oficiais de diversos países latino-americanos, que mais tarde tiveram papel de destaque nas ditaduras implantadas no nosso hemisfério.
Carlos Dória.

Parlamentares dos EUA querem fechar Escola das Américas.

Um projeto de lei apoiado por 42 legisladores norte-americanos pretende fechar a Escola das Américas, criada pelo Departamento de defesa dos Estados Unidos, em 1946, e acusada de instruir militares latino-americanos em técnicas de tortura.

O projeto, denominado lei de revisão do treinamento militar latino-americano, busca "suspender a autoridade do Instituto do Hemisfério Ocidental para a Cooperação da Segurança (antes chamado Escola das Américas)".

O instituto é acusado de educar por meio de manuais traduzidos ao espanhol e expedidos pela pasta da Defesa, "sobre técnicas de combate, táticas de comando, inteligência militar e técnicas de tortura", segundo assinala o Observatório da Escola das Américas, dedicado a denunciar atividades levadas a cabo por latinoamericanos graduados na instituição.

Desde sua criação, foram terinados mais de 61 mil soldados. Entre eles, os argentinos Leopoldo Fortunato Galtieri e Roberto Viola, ambos acusados de violar os Direitos Humanos durante a última ditadura militar da Argentina, na década de 70.

"Milhares de latino-americanos foram torturados, violentados, assassinados, desaparecidos, massacrados e obrigados a se refugiarem por soldados e oficiais treinados nessa escola", coloica a ONG na sua página oficial.

A investigação vem sendo copatrocinada por 42 legisladores norte-americanos - entre eles, Henry Waxman (Califórnia) e Maurice Hinchey e José Serrano (Nova York) - e pretende identificar os indivíduos "responsáveis por elaborar e aprovar os manuais que apóiam táticas que violavam a lei internacional", assim como as "pessoas responsáveis por ensinar tais táticas" e determinar "os efeitos do treinamento".

Uma vez concluído o período estabelecido de dois anos e constatadas as violações aos Direitos Humanos, deveria proceder o fechamento definitivo da instituição.

Fonte: Página 12 /Site O Vermelho.

Nenhum comentário: