sexta-feira, 29 de maio de 2009

RÚSSIA CRIA ESCOLA DE BLOGUEIROS ESTATAL.

De olho no grande número de acessos no país, o governo da Rússia criou a Escola de Blogueiros do Kremlin para avaliar as melhores formas de tornar populares entre os jovens os assuntos de interesse de Moscou.

REDAÇÃO ÉPOCA

NOVA ESTRATÉGIA.

O presidente russo, Dmitry Medvedev, durante um encontro com líderes da União Europeia. Kremlin começa a apostar na internet para aumentar apoioHá alguns meses vários órgãos da imprensa ocidental têm registrado que o governo russo começou uma ofensiva para criar ferramentas de comunicação na internet, especialmente sites que defendem a ideologia do presidente Dmitry Medvedev e do primeiro-ministro Vladimir Putin. Mas nesta semana foi inaugurada uma novidade inusitada – a Escola de Blogueiros do Kremlin.

De acordo com o blog Net.effect, do site da revista americana Foreign Policy, a escola foi inaugurada em 14 de maio, com uma palestra de Alexey Chadayev, um cientista político com fortes ligações com o Kremlin que edita o site Liberty.ru e que escreveu o livro Putin: sua idelogia. Na palestra, Chadayev falou sobre os objetivos das “atividades de informação na blogosfera” em 2009 e, segundo as informações disponíveis, o primeiro trabalho da escola será uma série de vídeos no Youtube com forte cunho ideológico sobre projetos do governo.

No fim de abril, o próprio presidente Dmitry Medvedev passou a se comunicar com o público pela internet, ao criar um blog pessoal. Foi uma inovação se comparado ao comportamento de seu antecessor, Vladimir Putin, que continua receoso de interagir com o público, mas que escreverá sua primeira coluna na revista Pioneiro Russo nesta sexta-feira (29).

Vale lembrar que se o Kremlin está começando só agora a usar a internet para difundir sua ideologia, a Rússia é acusada há muito tempo de usar a rede para prejudicar adversários políticos. Em agosto de 2008, por exemplo, quando o país se envolveu em uma guerra com a Geórgia, uma série de ataques virtuais foram registrados contra sites comerciais e do governo de Tbilisi. Antes disso, em maio de 2007, sites de bancos, lojas, provedores e agências governamentais da Estônia saíram do ar por conta de ataques virtuais. Na mesma semana, o governo estoniano havia anunciado a retirada de um memorial soviético do centro de sua capital, que gerou diversos protestos na Rússia.
Fonte:Revista Época

Nenhum comentário: