domingo, 27 de setembro de 2009

MIDIA - Rede Globo deflagra a terceira Guerra Mundial.

Raul Longo

“Quién paga a estos imbéciles?” – me perguntou o Santiago. E eu, fiquei sem resposta.

Santiago Serrano é um amigo espanhol, nascido na Alemanha.

Eles têm disso. Filhos de outra cultura podem escolher a nacionalidade com que melhor se identifique. E assim Santiago, nascido e criado na Alemanha, pôde desenvolver o que de melhor nas duas linhas de raciocínio: a objetividade prática germânica e a complexa subjetividade latina.

Engenheiro, é capaz de analisar fatores opostos e construir uma ponte que os interligue. Professor de línguas, criativamente estabelece relações que propiciem a compreensão de idéias distintas através de suas semelhanças e diferenças.

Apesar de toda essa experiência, Santiago não conseguiu deduzir lógica alguma nas conclusões de todo o elenco da Globo. Tanto daqueles a que concedemos espaço para o Bom Dia Brasil do Alexandre Garcia, o Jornal Nacional dos Bonner, ou o Jornal da Globo do William Waack e Arnaldo Jabor; quanto os da Globo News que pagamos para a Miriam Leitão, o Sardemberg e a Cristina Lobo.

Como comentarista política, essa Cristina Lobo daria uma excelente lavadeira. Poderia ser comadre da minha amiga Natália.

Adoro a Dona Natália. Avançada nos 70, é saudável, alegre e esperta como todas as minhas amigas da terceira idade. “- Terceira idade o cacete! Nós somos é velhos mesmo!” – reclamava o Luís, que se já se foi, posto que também aqui as mulheres são mais renitentes.

Resistente aos preceitos machistas, eu bem que queria lavar minhas próprias roupas nos meses que morei em pensão, logo que aqui cheguei. Mas na falta de condições, tive de aceitar a indicação da Dona Natália que me pôs a par de todas as fofocas do bairro, falando da vida de gente que eu não conhecia.

Conheci a vida das pessoas, antes de conhecê-las, mas fui obrigado a reconhecer alguma coerência nos julgamentos e conclusões da querida Natália.

Já a Cristina Lobo não tem a menor preocupação com a incoerência do que fala. Comentando o discurso de abertura da conferência das Nações Unidas pelo presidente Lula, fez questão de notar ter sido pouco aplaudido, no que demonstrou ser hábito o nosso Presidente ser muito aplaudido. Pontuou como únicas ocorrências a do término da fala, como de praxe e comum a qualquer conferencista, destacando que só foi interrompido por aplausos em sua abordagem sobre relações internacionais e aquecimento global, ao citar o golpe de Honduras e o refúgio do Presidente daquele país na embaixada brasileira. Não obstante, emendou a conclusão de que ao abrigar Zelaya, Lula se obrigara aquele “caco” no pronunciamento.

Como assim? Se acaba de confirmar ter sido o único momento em que espontaneamente os líderes mundiais manifestaram concordância ao discurso de Lula, com o que a imbecil classifica a referência como "caco"? Se divergente dos conceitos da Globo, o que mundo inteiro pensa, opina, torna-se supérfluo, inconsiderável?

Dona Natália jamais aceitaria ficar de comadrice com uma tansa dessas! “- Hãn-hãn-hãn... Tás tola, tás?” – perguntaria afastando o corpo num típico olhar de manézinho da Ilha quando repugnado por uma tolice de tal teor.

Se o jornalismo da Globo News tivesse alguma editoria, demitiriam a lavadeira Cristina Lobo imediatamente e contratariam minha amiga Natália para prestar melhores serviços aos assinantes.

Eu não tive coragem de assumir perante o Santiago que ajudo a pagar esses imbecis, assinando canais de TV para ter mais opções informativas, mas no mesmo momento recordei aquela divulgação insistente que tenta nos convencer de que piratear sinal de TV a cabo é crime. Quem é o pirata?

Vou pedir ao vizinho que sem pagar tem todos os canais de filmes, para me proteger da pirataria da Globo, pois não era somente à Cristina Lobo a quem o Santiago se referia em sua pergunta: “- Quién paga a estos imbéciles?”

O que responder?

Se a Hillary Clinton apóia o asilo à Zelaya na embaixada brasileira, e o Muamar Kadafi também, o quê responder? Se o Miguel Insulza, Secretário Geral da OEA, e o Raul Castro, presidente de Cuba, apóiam o Brasil pelo asilo na embaixada... Se o Secretário Geral da ONU, o coreano Ban Ki-Moon, e o iraniano Mahmoud Ahmadinejad apóiam... Se os tratados internacionais, os corpos diplomáticos de todas as nações... Todos os intelectuais, os meios acadêmicos, toda imprensa não-brasileira... O mundo inteiro apóia Lula e o Brasil por ter oferecido asilo a Zelaya na nossa embaixada em Tegucigalpa, o que poderia responder ao meu amigo Santiago.

Se país de governo nenhum... - Nem um! – a não ser a Globo, reconhece como legítimo o governo golpista de Honduras, o que poderia ter respondido à coerência e objetividade germânica ou à criatividade e subjetividade do raciocínio espanhol?

Que a Globo é mais esperta do que Hitler e sairá vitoriosa desta declaração de 3° Guerra Mundial em que se meteu?

Como posso afirmar isso, se os caras acabam de perder uma guerrinha doméstica com a Record que a desmascarou revelando os motivos da oposição da Globo ao governo federal, defendendo invasões de áreas públicas sob a vista grossa do governo paulista?

Serra e Migueletti serão aliados mais eficientes do que Mussolini e Hirohito?

Me ajudem! Como poderemos responder ao mundo a pergunta do Santiago, sobre quem paga a esses imbecis da Globo para declararem guerra ao mundo?


Raul Longo
pousopoesia@ig.com.br
pousopoesia@gmail.com
www.sambaqui.com.br/pousodapoesia
Ponta do Sambaqui, 2886
88.051-001 - Floripa/SC
Tel: (48) 3206-0047

Nenhum comentário: