sábado, 24 de outubro de 2009

PETRÓLEO - Irã: Americanos pedem sanção à Petrobrás.

Copiado do "Blog do Alê"

Parece piada.

Um grupo de 50 legisladores americanos enviou uma carta ao presidente Barack Obama na terça-feira pedindo sanções contra 16 multinacionais que fazem negócios com o Irã, entre elas a Petrobras. Os congressistas recomendaram o bloqueio de empréstimos de bancos americanos que ultrapassem US$ 10 milhões em um ano, a proibição de o governo dos EUA comprar serviços ou produtos das empresas, restrição a importações da companhia e a recusa de exportação de tecnologia militar (como a dos jatos F-18 da Boeing que Washington quer vender para a Força Aérea Brasileira). [...]

[...] Na quarta-feira, o deputado americano Eliot Engel, líder do Subcomitê do Hemisfério Ocidental da Câmara, afirmou que a visita do presidente iraniano ao Brasil "é uma desgraça" e prejudica "a estatura" do país no mundo. "Espero que o governo dos EUA deixe claro a Lula que a visita de Ahmadinejad, um ditador que nega o Holocausto, é um erro", disse Engel ao Estado. Ele é um dos 50 deputados que assinaram a carta. [...]

[...] "Não podemos permitir que companhias estrangeiras desrespeitem de forma flagrante a lei americana sem serem punidas", disse Ron Klein, outro copresidente do grupo.

Além da Petrobrás, o documento recomenda sanções à Totalfina Elf (França), ENI (Itália), Bow Valley (Canadá), Royal Dutch Shell (Holanda), Norsk Hydro (Noruega), Lukoil (Russia), GVA Consultants (Suécia), Sheer Energy (Canadá), LG (Coreia do Sul), Statoil (Noruega), Inpex (Japão), China National Offshore Oil Company, Sinopec (China), Daelim (Coreia do Sul) e SKS Ventures (Malásia).


Procurada pelo Estado, (obviamente) a Petrobras não quis se pronunciar (sobre essa sandice).

Duvido que presidente Barak Obama aceite esse pedido, mas de qualquer forma ele mostra as diferenças entre os dois países. Repare que na lista tem empresas de 10 países, grandes países, e os congressistas americanos acham que podem os 'retaliar' com embargos econômicos que hoje afetam mais aos EUA que a essas nações?

Vão proibir a Boeing de vender e transferir tecnologia do F8 ao Brasil? Ótimo, pois essa ameaça só deixa claro que não podemos escolher o F-18, pois nunca teremos garantias plenas sobre a transferência de tecnologia. A Boeing deve estar 'feliz da vida' com esses parlamentares.

A visita de Ahmadinejad não significa concordar com o seu governo ou suas idéias. Lula já recebeu Bush, Uribe, irá receber o presidente de Israel, Shimon Peres. Vamos relembrar o que Lula disse em sua entrevista ao Kennedy Alencar: "Quando se chega à Presidência da República, a responsabilidade nas suas costas é de tal envergadura que você não tem o direito de ser pequeno. Tem de ter as atitudes de chefe de Estado. Fico sempre olhando quando a Alemanha e a França resolveram criar a União Européia. A grandeza daqueles dirigentes políticos, ainda com o gosto de sangue da Segunda Guerra Mundial."

E como está colocado num post anterior, a UE parece que está novamente a quilômetros do Congresso americano e confio que Obama também está nessa linha.

Potências ocidentais aceitam acordo sobre urânio iraniano - EUA, França e Rússia aceitaram a proposta da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), esboçada no começo da semana em Viena, na Áustria, para enriquecer urânio do Irã fora do país. A medida, em tese, dificultaria a capacidade do regime persa de produzir armas nucleares, mas permitiria o uso pacífico de energia nuclear. Leia mais.

Tenho minas dúvidas se o Irão vai aceitar essas condições. Enriquecer urânio fora do país? Eu não aceitaria, pois se trata da soberania do país. A AIEA deve ter todo o direito de acompanhar o projeto nuclear do país, mas sem que isso se torne uma ação hostil.

Nenhum comentário: