sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PETRÓLEO - Quarto dia da Ocupação do Edita.

Quarto dia: Ocupação do Edita repercute na imprensa e recebe mais declarações de apoio.

Fonte: Agência Petroleira de Notícias

Veja fotografias do quarta dia e da visita do Chico Alencar em www.apn.org.br

Cinco petroleiros dentro da Petrobrás e muito apoio externo. Esse é o retrato da heróica resistência contra a discriminação aos aposentados que levou diretores e apoiadores do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro a permanecerem ocupados na sala de negociação do Acordo Coletivo. Nessa sexta-feira, 23 de outubro, completaram-se quatro dias de ocupação no 15º andar do Edifício Torre Almirante, unidade da Petrobrás situada an Rua Almirante Barroso, Centro do Rio.

Chico Alencar visita petroleiros
Do lado de dentro persistência e do lado de fora muito barulho. O Sindipetro-RJ manteve banca com materiais da campanha "O Petróleo Tem que Ser Nosso" e carro de som o dia todo na porta principal do Edita. Os trabalhadores não param de receber demonstrações de solidariedade. Foram manifestações de apoio do deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), do senador Paulo Paim (PT-RS), do Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro (SENGE), da Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET), da Associação de Mantenedores Beneficiários da Petros (AMBEP).

- Vim aqui para ajudar a fazer pressão sobre a direção da empresa, no sentido de reabrir negociações com a categoria, apresentando uma proposta a altura da importância que a Petrobrás tem para o país e para os seus trabalhadores. Essa ocupação do Sindipetro-RJ é um clamor. A Petrobrás não pode se comportar como uma empresa privada, que vê o seu trabalhador como um estorvo. A Petrobrás é do povo brasileiro e dos seus trabalhadores - declarou o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), durante visita à ocupação realizada na noite desta sexta, 23 de outubro.

Os petroleiros recentemente eleitos para o Conselho da Petros (fundo de pensão suplementar dos trabalhadores da Petrobrás) também encaminharam mensagem de incentivo à luta dos aposentados. O documento dos conselheiros bradava: “A LUTA DOS ATIVOS É A MESMA DOS APOSENTADOS - SOMOS TODOS IGUAIS”. Outro ponto importante foi o repúdio da Seção RJ da Ordem dos Advogados do Brasil contra a postura da Petrobrás de impedir a entrada dos advogados Modesto da Silveira e Aderson Bussinger.

Grande mídia se entrega e noticia ocupação
Depois de alguns dias omitindo a existência do movimento, a Globo divulgou a ocupação do 15º andar do Edita. A badalada coluna do Ancelmo Gois, no Globo On Line, noticiou a mobilização dos petroleiros e às agressões aos advogados representantes do Sindipetro-RJ.

Leia abaixo todos os textos de apoio direcionados para Emanuel Cancella, Roberto Ribeiro, Fabíola Monica, Wladimir Mutt e Flavio Azevedo. Mande também para agencia@apn.org.br e sindipetro-rj@sindipetro.org.br mensagens de solidariedade aos cinco bravos resistentes da ocupação e à luta contra a diferenciação entre trabalhadores da ativa e aposentados. Esse é um movimento de todos que buscam a construção de uma sociedade justa, igualitária e solidária, em que o povo trabalhador seja protagonista da sua própria história.

Carta de apoio do Senador Paulo Paim

Aos companheiros de luta do Sindipetro/RJ
Sou testemunha de que esta categoria sempre esteve a frente de campanhas contra qualquer tipo de discriminação. Poderia citar aqui inúmeros acontecimentos da história do nosso País em que os petroleiros estiveram presentes.

Quando estive recentemente no Rio de Janeiro em um ato em defesa dos interesses dos trabalhadores aposentados e pensionistas, os petroleiros estiveram lá, levando toda a sua solidariedade.

Neste momento de ocupação de unidades da Petrobrás e Petros, é importantíssimo a unidade de toda a categoria para que os objetivos reivindicatórios sejam alcançados, principalmente o fim dos ataques discriminatórios contra os aposentados e pensionistas.

Podem contar com o meu apoio,

Um forte abraço do senador Paulo Paim.


Nota de apoio do Senge

"Solidariedade aos Petroleiros
O SENGE/RJ, tendo como ponto fundamental de sua ação a luta pela aposentadoria digna de todo trabalhador, vem manifestar solidariedade aos diretores do Sindicato dos Petroleiros que, em face dos reajustes discriminatórios contra os aposentados da proposta de Acordo Coletivo de Trabalho da Petrobras e sua intrasigência , ocuparam a sala de negociações do edifício Torre Almirante.

Esperamos que a direção da Petrobras reconheça a valorosa contribuição dos petroleiros da ativa e aposentados para que a Petrobras alcançasse o patamar de uma da maiores empresas de energia do mundo, inclusive, na descoberta das reservas estratégicas do Pré-Sal.

Rio de Janeiro, 23 de Outubro de 2009

A Diretoria Colegiada do Senge-RJ"


Nota de apoio da AEPET:

PRESIDENTE DA AEPET APÓIA ATO DOS PETROLEIROS NO RIO
O presidente da AEPET, Fernando Leite Siqueira, em seu e em nome da diretoria da entidade manifestou solidariedade às manifestações lideradas pelo Sindipetro-RJ e pela Frente Nacional dos Petroleiros (FNP), notadamente a ocupação do 15º andar do Edifício Torre do Almirante (Edita).

`Lamentamos mais uma vez a absurda, incompetente e predatória política de Recursos Humanos (RH) da Petrobrás. Na medida em que a direção da Empresa tenta massacrar os aposentados, destroem, também, a confiança dos ativos na referida direção. Os dirigentes da Petrobrás, infelizmente, se locupletam dos cargos pela militância e não pela competência. Esta irresponsável política de RH pode resultar na perda de todo o nosso esforço na defesa da Empresa, bem como na perda de toda sua tecnologia e seus recursos humanos. O ato de ocupação, liderado pela FNP – uma entidade que realmente está defendendo a categoria – é uma manifestação de coerência e de defesa da própria Petrobrás. A FNP está empenhada na defesa do que a Empresa tem de mais precioso: o seu corpo técnico – passado, presente e futuro`.

CONTRA DISCRIMINAÇÃO: PETROLEIROS OCUPAM EDIFÍCIO DA PETROBRÁS NO RIO

Em Campanha Reivindicatória, um grupo de petroleiros liderados pelo Sindipetro-RJ ocupou desde a noite desta terça-feira (20/10) uma sala de reuniões localizada no 15º andar do Edifício Torre do Almirante (Edita), na Avenida Almirante Barroso, 81, no Centro do Rio de Janeiro. A ocupação é por tempo indeterminado, até que a Petrobrás apresente uma proposta que não resulte em discriminação à categoria e que atenda as principais reivindicações da categoria, incluindo o cancelamento das punições da última greve em relação à PLR (Participação nos Lucros e Resultados); e o retorno de todos os demitidos do sistema Petrobrás. A ocupação ocorreu ao término de uma rodada de negociações com o Departamento de Recursos Humanos da Empresa, onde esta apresentou uma proposta de reajuste salarial diferenciado para trabalhadores da ativa e aposentados, com reposição da inflação acumulada desde a última data base e aumento real variando até 2% e um abono contingencial de 80% de uma remuneração normal, apenas para os petroleiros da ativa, através da política de remuneração variável. O Sindipetro-RJ e demais sindicatos da Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) – São José dos Campos, Litoral Paulista, Rio Grande do Sul, Pará/ Maranhão/ Amazonas/ Amapá, Alagoas/Sergipe – fizeram greve de dois dias na semana passada, em protesto contra a decisão da Petrobrás de não realizar reuniões de negociação com os trabalhadores. Neste sábado (24/10), a partir de 9 horas, os Sindipetros realizarão plenárias das manifestações e de greve nacional da categoria, na sede do Sindipetro-RJ (Avenida Passos, 34, Centro). Os petroleiros também estão lutando por uma nova legislação do petróleo, sendo Petrobrás 100% estatal e pública) e a volta do monopólio estatal do petróleo.

(Assessoria de Imprensa do Sindipetro-RJ/Redação)


Nota de apoio da AMBEP:
A AMBEP congratula-se com o Sindipetro no Rio de Janeiro, pela sua tomada de posição com a ocupação da área restrita do Edifício Edita, numa demonstração clara de não aceitação da proposta do ACT em sua segunda e edição.

Atos como este confirmam a posição sindical firme e decidida, mostrando aos administradores da Petrobras, que este não é o caminho a ser traçado com independência, buscando dar ao tratamento a quem se dedicou e a outros que ainda dedicam a sua manutenção como grande empresa.

As grandes companhias crescem com grandes administradores e este não tem sido o comportamento demonstrado nesta e em outras negociações com a classe trabalhadora.

Com esta dedicação aos objetivos comuns entre ativos e aposentados, vocês podem ter certeza do apoio que estaremos dedicando a todos vocês.

Yvan Barretto de Carvalho, Presidente da AMBEP


Repúdio da OAB-RJ em relação à postura da Petrobrás

“Caros companheiros,
Sobre a repercussão das arbitrariedades da Petrobras na OAB:

OAB-RJ DECIDE POR REALIZAR DESAGRAVO EM RELAÇÃO AOS ADVOGADOS MODESTO DA SILVEIRA E ADERSON BUSSINGER.

Informo que o Conselho Seccional da OAB-RJ, reunido na noite de ontem, ao tomar conhecimento dos relatos dos acontecimentos ocorridos no Prédio da Petrobrás,(Edita/Almirante), em que foram impedidos de ingressar na empresa os advogados Dr. Modesto da Siveira e Dr.Aderson Bussinger, este último Conselheiro da Seccional, (quando acompanhavam comissão de parlamentares que iria se reunir com os sindicalistas que se encontram no 15 andar do prédio), resolveu aprovar, considerando o cerceamento ás prerrogativas da advocacia, por unamidade um protesto formal á direção da Petrobras, exigindo providências e punição dos responsáveis, bem como a realização de ato de Desagravo aos citados advogados, no Plenário da OAB, em data a ser designada, além da designação de acompanhamento pela Comissão de Prerrogativas e Direitos Humanos da instituição.

O Dr. Siqueira Castro, Conselheiro Federal, através da Conselheira Dra. Vania Aieta, também solicitou cópias da ocorrência policial, para finalidade de encaminhar o caso junto ao Conselho Federal da OAB, em Brasília.

Também deliberou o Conselho prestar assistência jurídica ao Conselheiro Aderson Bussinger, em relação a agressão sofrida em seu ouvido direito.

Informo ainda que foi registrada queixa na 5 Delegacia de Polícia, com a assistência do advogado criminal do Sindipetro-rj, Dr. Custodio, bem como encaminhado exame de corpo-delito.”

Aderson Bussinger, Advogado dos Sindipetros AL/SE e RJ


Moção de apoio dos Conselheiros Eleitos da Petros

Manifesto dos Conselheiros Eleitos da Petros
A LUTA DOS ATIVOS É A MESMA DOS APOSENTADOS - SOMOS TODOS IGUAIS

Os Conselheiros Deliberativos e Fiscais da PETROS (titulares e suplentes) eleitos pelos

participantes vêm a público comunicar o total apoio à luta dos companheiros petroleiros em sua Campanha Salarial 2009. Luta esta que envolve uma revisão salarial digna com incorporação de ganho real merecido em seu salário base.

É fundamental esta revisão de forma que possam no futuro usufruir dessa conquista quando se aposentarem, garantindo também o mesmo para seus dependentes. Essa é a principal luta de todos, incluindo os ex-empregados hoje e que contribuíram para a conquista da atual posição da Petrobras, e demais empresas do sistema, no cenário nacional e mundial.

Essa luta comum está sendo conduzida pelos dirigentes dos Sindipetros que compõem a Frente Nacional de Petroleiros - FNP. Em conjunto com os dirigentes da Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobras e Petros – FENASPE, estão todos empenhados na condução das manifestações explícitas em repúdio aos termos das "novas propostas a eles apresentadas pela Petrobras para celebração do Acordo Coletivo de Trabalho 2009".

Importante ressaltar que a nova proposta só foi explicitada após ter a FNP interrompido a greve bem sucedida, por solicitação do patronal para reiniciar negociações. No entanto, a chamada "nova proposta" é abusiva e inaceitável, porque não atende, inclusive, a principal exigência histórica da categoria para que o patronal não pratique mais discriminação entre ativos e aposentados.

A maneira como tem agido a atual direção da empresa já foi definida pelo Poder Judiciário como forma de burlar a correta aplicação dos contratos dos empregados com a PETROS, pois são considerados como continuação dos contratos de trabalho, ora em revisão em decorrência de novo Acordo Coletivo. A correta aplicação do justo ganho real na forma pleiteada pelos Sindicatos propiciará aos companheiros em atividade e aos já aposentados que a PETROS cumpra o disposto em seu Regulamento. Cumprir o regulamento significa efetuar a consequente correção isonômica dos benefícios pagos, visando acabar com manobras que burlam este legitimo direito dos participantes. Tal medida significará tranqüilidade a todos os participantes, desobrigando-os a gastos desnecessários com ações judiciais e garantindo-lhes um envelhecimento digno e a segurança, na ausência, do sustento futuro de suas famílias.

Outro aspecto relevante desta Campanha Salarial 2009 é a defesa da AMS - Asistência Multidisciplinar de Saúde, alvo de ataques sistemáticos por parte da atual direção da

Petrobrás e que deve ser defendida com determinação por todos nós.

A LUTA DOS ATIVOS É A MESMA DOS APOSENTADOS - SOMOS TODOS IGUAIS

Conclamamos a todos para que compareçam na Plenária que será realizada no próximo sábado, dia 24/10, às 09 horas, na Sede do Sindipetro RJ, na Avenida Passos, 34, Rio de Janeiro.

É de fundamental importância que utilizem todos os meios de comunicação que dispuserem para divulgar este documento.

Conselheiros responsáveis: Agnelson Camilo, Epaminondas Mendes, Fernando Siqueira, Paulo T. Brandão, Oscar Scotta, Roberto Ribeiro, Ronaldo Tedesco, Sérgio Salgado, Silvio Sinedino e Yvan Barretto


Matéria do Globo On Line, Coluna do Alcelmo Gois

BAFAFÁ NA PETROBRAS
Notícia do Globo on-line

O ex-deputado Modesto da Silveira, 83 anos, autor da Lei da Anistia, e o advogado Anderson Bussinger teriam sido impedidos com violência de entrar na Petrobras hoje para mediar reunião da empresa com sindicalistas petroleiros.

Os seguranças teriam empurrado Modesto e dado um tapa na orelha de Bussinger, que foi para o IML. O presidente da OAB, Wadih Damous, enviou pedido de explicações para José Sérgio Gabrielle, presidente da estatal.

Nenhum comentário: