quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SARAMAGO ACUSA IGREJA CATÓLICA DE TENTAR IMPEDIR LEITURA DE SEU NOVO LIVRO.

O portal europeu da web TSE Rádio Notícias informa que o Prêmio Nobel de Literatura, José Saramago, ironizou, nesta quarta-feira, 21, que “Caim”, sua obra mais recente, é o livro mais falado embora não tenha sido lido. O escritor português acusou ainda a Igreja Católica de tentar impor uma leitura única da Bíblia.

Em texto postado no TSE, o jornalista António Pinto Rodrigues escreve que a propósito do seu último livro, José Saramago afirmou que a Bíblia é um «manual de maus costumes» e um «catálogo de crueldades», o que suscitou inúmeras críticas.

Diante da dimensão assumida pela polêmica em seu país, quase tão intensa e ácida quanto a provocada pelo vídeo do programa brasileiro Saia Justa, em que a atriz Maitê Proença agride os portugueses e cospe na fonte do Mosteiro dos Jerônimos, tombada como Patrimônmio da Humanidade, José Saramago decidiu falar em entrevista coletiva hoje. Acusou a Santa Sé de tentar impedir leituras diversas sobre a Bíblia, tentando impor uma leitura única.

Para o autor de “Caim”, o Deus da Bíblia não é de fiar, é vingativo, rancoroso e má pessoa.

O escritor sublinhou ainda que o que disse da Bíblia no fim-de-semana é aquilo que toda a gente sabe, ou seja, que há «carnificina», incesto e violência de todo o género.

O Prémio Nobel da Literatura ironizou ainda que até parece que fez uma revelação insólita ou disse uma espécie de calúnia ao afirmar que a Bíblia é um «manual de maus costumes» e um «catálogo de crueldades».

Saramago ironizou também que “Caim” é o livro mais falado embora não tenha sido lido, tendo suscitado «incompreensões» e «ódios velhos».

«Desperto muitos anti-corpos», acrescentou.

Saramago fez questão de acentuar que nunca andou atrás de polémica, mas que não pode rejeitar convicções próprias. Saramago disse também que até parece que «é feio» fazer publicidade de livros em Portugal.

Vem mais chumbo grosso por aí, dos dois lados em conflito. Melhor para a atriz Maitê Proença, que fica um pouco mais distante do alvo dos portugueses mais indignados.

(Postado por Vitor Hugo Soares, com informações de TSE Rádio Notícias (Lisboa) e agências internacionais de notícias)
Fonte:Bahia em Pauta

Nenhum comentário: