segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RÚSSIA - Que lugar ocupa no mundo?

Que lugar ocupa no mundo a Rússia capitalista?


O Partido Comunista da Federação Russa fez um levantamento, baseado em informações divulgadas por várias organizações privadas e governamentais, sobre a trajetória e o desempenho da Rússia em vários campos da economia e da sociedade. Os dados impressionam porque demonstram como o país tornou-se uma nação caótica depois de 20 anos de restauração do capitalismo no país.

Leia abaixo a íntegra do levantamento, publicada no site do PCFR e traduzida do russo por Josafat S. Comín.

A Rússia do primeiro-ministro Vladímir Pútin ocupa:

O primeiro lugar no número de doenças psiquiátricas, no número de suicídios entre pessoas da terceira idade, no número de suicídios entre crianças e adolescentes, no número de crianças abandonadas pelos seus pais, no número de abortos e de mortalidade materna, no número de divórcios e de filhos nascidos fora do casamento.

Ocupa o primeiro lugar no consumo de bebidas alcoolicas e na venda de álcool de alta gradação, o primeiro lugar no número de mortes em consequência do consumo de álcool e do tabaco (na Europa), no consumo de tabaco, no número de crianças que fimam e no crescimento do número de fumantes.

Ocupa o primeiro lugar no número de mortes ocasionadas por doenças cardiovasculares, no número de acidentes de trânsito, no número de catástrofes aéreas (segundo dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo – IATA – o número de acidentes aéreos na Rússia supera em 13 vezes a média mundial).

A Rússia ocupa o primeiro lugar em perda absoluta de população, o primeiro lugar em relação à taxa de crescimento de multimilionários, o primeiro lugar em importação de automóveis da China, em importação de carne de canguru da Austrália, o primeiro posto em volume de gás desperdiçado (é queimado sem nenhum proveito mais de 50 bilhões de metros cúbicos de gás), o primeiro lugar em reservas de sal – sendo que quase a metade do sal consumido na alimentação é importado – e também é o primeiro lugar no número de exportação de escravos para o mercado de tráfico humano internacional.

A Rússia do premiê Pútin ocupa o segundo lugar:

No número de multimilionários em dólares (perde apenas para os EUA), no número de assassinatos per capita, nonúmero de jornalistas assassinados nos últimos dez anos, no número de pessoas que procuram asilo nos países desenvolvidos do ocidente.

Ocupa o segundo lugar em níveis de burocracia, no número de presos por cada mil habitantes (perde apenas para os Estados Unidos) e no número de crianças adotadas nos Estados Unidos.

A Rússia capitalista está na terceira posição :

Na produção de derivados do tabaco, na distribuição de pornografia infantil, na difusão de seitas consideradas perigosas pela ONU, no roubo de veículos.

E a Rússia moderna ocupa também:

A 62ª posição em relação a níveis de desenvolvimento tecnológico.

A 67ª posição no nível de vida.

A 70ª no uso de novas tecnologias da comunicação.

A 72ª posição no nível de investimento do estado para cada habitante.

O 97º lugar no nível de renda per capita.

A 127ª posição nos indicadores de saúde da população.

A 134ª em esperança de vida entre os homens.

A 159 em nível de direitos e liberdades políticas.

A 175ª em nível de segurança da população.

Fonte: http://kprf.ru/crisis/edros/97554.html

Nenhum comentário: