terça-feira, 29 de junho de 2021

Eleições no Chile.

 


No Chile, um comunista lidera as preferências presidenciais

por Luiz Müller

Do Centro Latino Americano de Análises Estratégicas

Cecilia Vergara Mattei *

Uma dezena de candidatos foi lançada para competir nas eleições primárias de 18 de julho, antes das eleições presidenciais de 21 de novembro que enfrentarão uma aliança da esquerda e outra da direita, onde Daniel Jadue, porta-estandarte do Partido Comunista , conduz a intenção de voto.

Começou a corrida presidencial no Chile: quem são os candidatos na linha de partida - Infobae

Na folha de pagamento há uma única mulher, uma prefeita de esquerda e outra de direita, que lideram as pesquisas, enquanto as campanhas virtuais são desenvolvidas em função da pandemia. As promessas eleitorais já geram polêmica, a apenas cinco meses das eleições presidenciais em que os cidadãos elegerão o sucessor de Sebastián Piñera, mergulhado em uma crise de popularidade, já que cerca de 80% desaprovam sua gestão.

Os cidadãos fizeram ginástica eleitoral este ano. Nos dias 15 e 16 de maio, eles participaram da eleição em que definiram os 155 convencionalistas que farão a nova Constituição, além de prefeitos, vereadores e governadores regionais. Em 13 de junho, também, foi realizado o segundo turno da eleição dos governadores regionais .

 em 18 de julho, o principal terá lugar s  para definir as candidaturas presidenciais de dois grandes blocos de direita e esquerda. Por outro lado, está o Chile Vamos, a aliança conservadora em que se enfrentam Joaquín Lavín (da União Democrática Independente), Ignacio Briones (da Evolução Política), Sebastián Sichel (Independente) e Mario Desbordes (da Renovação Nacional).

À esquerda, na lista Eu Aprovo a Dignidade ,   competirão Gabriel Boric Font (da Convergência Social) e Daniel Jadue (do Partido Comunista).

Fora das primárias, os direitistas José Antonio Kast (do Partido Republicano), Eduardo Artes (da Unión Patriótica), Carlos Maldonado (do Partido Radical) e Paula Narváez, do ex-poderoso Partido Socialista, única mulher no lista de candidatos.

A direita

Allamand dá o apito inicial: Partidos do Chile Vamos refinam estratégias para o presidencial 2021 - La Tercera

No pacto de direita Chile Vamos, quem aparece com maiores chances de ficar com a candidatura é Joaquín Lavin, 68, prefeito de Las Condes, uma das comunas de maior poder aquisitivo de Santiago, que também foi ministro de Educação, Planejamento e Desenvolvimento Social durante o primeiro governo de Piñera.

A intenção de votar a seu favor oscila entre 11% e 17%, mas ele ainda não passou pela prova das primárias e venceu os outros três adversários, além de sacudir o peso que o apoio de Piñera representa.

Lavín apresentou um programa de governo de 17 pontos, entre os quais se destacam propostas que visam convencer o feminismo, como a concessão de uma Renda Básica Universal para mulheres chefes de família e gestantes menores de 30 anos. Ele também propôs o fortalecimento dos programas de segurança pública e a reforma do sistema de justiça criminal para incorporar os julgamentos por júri.

Candidatos à esquerda

À esquerda, o comunista Daniel Jadue, 53 anos e pela terceira vez prefeito da Recoleta de Santiago, aparece como o candidato presidencial mais forte, com uma intenção de voto entre 13% e 23%. É arquiteto e sociólogo, neto de migrantes palestinos, que em 1993 ingressou no Partido Comunista, que tem seu peso eleitoral, já que seus membros conquistam eleições locais, deputados, senadores e múltiplos cargos eleitos pelo povo.

Suas promessas são os mais perturbadores e radicale  com respeito a modelos económicos e sociais, tais como a possibilidade dos cidadãos a retirar todas as suas poupanças de pensão, que transformou completamente o modelo de previdência privada.

Jadue também prometeu que as políticas públicas serão pensadas na perspectiva de gênero e propôs um imposto permanente sobre as grandes fortunas, além da criação do Ministério da Informação, que a direita, apoiada pela concentração da mídia, denunciou como tentativa de censura , que o candidato rejeitou.

O debate sobre as coincidências entre Boric e Jadue

O debate de Jadue e Boric, a Exceção do Estado e o funcionamento da convenção - Duna 89,7 |  Duna 89,7

O debate televisivo que os candidatos às primárias presidenciais do pacto de esquerda Aprovar Dignidad, Daniel Jadue e Gabriel Boric, realizado na terça-feira, 22 de junho, teve muitas coincidências e as poucas diferenças foram revestidas de nuances.

“Se alguém quiser nos ver lutar, não vai conseguir. Espero que não consigam, porque esta é uma campanha para escolher a liderança que as pessoas decidem ser a que melhor representa um programa de transformações profundas; Não tem nada a ver com a ânsia de poder que vimos em outros conglomerados ”, disse Jadue.

“Como esquerdistas, estamos acostumados a nos dividir permanentemente. E que hoje possamos ter um espaço de convergência de forças políticas que hoje querem transformações culturais e que, além disso, estejamos bem aspectados para ganhar as eleições presidenciais, é algo que temos que cuidar e que não pode ser destruído por tentando forçar diferenças que não são "reforçadas por Boric.

Boric questionou duramente o presidente Sebastián Piñera por não dar ouvidos a ninguém e por sua teimosia, que se exemplifica pelo fato de a Faculdade de Medicina ainda não poder apresentar seu plano de combate à pandemia. “Aqueles que são responsáveis ​​pela violação dos direitos humanos, vamos processar nacional e internacionalmente, com todas as vias da lei. Então, Sr. Piñera, você foi avisado ”, disse Boric.

As propostas previdenciárias mostraram suas consequências: acabar com o papel atual das pensões privadas da AFP -em termos de captação e gestão das contribuições dos trabalhadores- e que os fundos individuais passem a ser administrados por uma entidade pública sem fins lucrativos.

Na área econômica, Jadue assegurou que suas diversas propostas econômicas (reforma tributária para aumento de impostos, royalties sobre vendas de mineração com alíquota efetiva de 10%, fim das isenções tributárias, plano antievasão e antifurvamento, imposto permanente sobre os bens os mais ricos, aumento do salário mínimo e redução da jornada de trabalho, entre outros) não devem ter impactos negativos ou afetar o investimento.

Talvez a questão que mais gerou distanciamento tenha sido a das relações internacionais. Jadue disse que sua posição é sempre a de optar pelo multilateralismo, pelo respeito irrestrito aos direitos humanos e pela política de não ingerência nos assuntos internos. E disse que são os venezuelanos que devem definir o futuro de seu país, sem que a Organização dos Estados Americanos (OEA) ou os Estados Unidos se intrometam nessa realidade.

Boric, por sua vez, fez uma crítica explícita e clara ao governo de Nicolás Maduro na Venezuela e acrescentou a de Daniel Ortega na Nicarágua

Os felizes relatos de Boric após o debate primário: "É a primeira vez que vejo Daniel Jadue voltar e reconhecer um erro" - El Mostrador

Em questões educacionais e de segurança pública, algumas diferenças foram marcadas. Jadue disse que não se opõe à oferta privada de educação, mas que os fundos estaduais devem fazer do fortalecimento da educação pública uma prioridade. Boric defendeu a proibição da seleção e do lucro nas escolas privadas, ao mesmo tempo que defendia que as escolas deveriam ser as primeiras a abrir e as últimas a fechar nesta época de pandemia.

Tanto Jadue quanto Boric falaram em "refundação" para se referir à modernização dos Carabineros. O primeiro enfatizou que a polícia uniformizada deve ser desmilitarizada e medidas concretas devem ser criadas para sua subordinação ao poder civil. Afirmou que evita-se a eclosão social com um país digno e não com uma polícia que viola os direitos humanos. Boric afirmou que a legitimação da polícia deve ser promovida e que o foco do controle da ordem não deve ser a criminalização do protesto.

* Jornalista chileno, associado ao Centro Latino-Americano de Análise Estratégica (CLAE, www.estrategia.la )

Nenhum comentário: