quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Blog da Boitempo.

 

Léxico Marx #7: A religião é o ópio do povo?, com Alysson Mascaro

Já está no ar o novo episódio da Rádio Boitempo! Neste episódio, o filósofo do direito Alysson Mascaro apresenta o sentido da famosa afirmação de Marx de que a religião seria "o ópio do povo".

Já está no ar o sétimo episódio de Léxico Marx, quadro em que conceitos-chave do instrumental marxiano são destrinchados por alguns dos maiores estudiosos da obra do nosso barbudo predileto.

Neste episódio, o filósofo do direito Alysson Mascaro apresenta o sentido da famosa afirmação de Marx de que a religião seria “o ópio do povo“. Para além das interpretações mais rasteiras da ideia, Mascaro apresenta o contexto e as origens da passagem na introdução de 1844 ao livro Crítica da filosofia do direito de Hegel, a situa no interior do projeto intelectual e político mais amplo de Marx, e restabelece seu sentido mais profundo e propriamente dialético.

📚 Leituras indicadas:
Crítica da filosofia do direito de Hegel, de Karl Marx
O Capital, de Karl Marx
A ideologia alemã, de Karl Marx e Friedrich Engels
Estado e forma política, de Alysson Mascaro
Crise e golpe, de Alysson Mascaro
Crítica do fascismo, de Alysson Mascaro

📺 Assista também à série Léxico Marx na TV Boitempo. Idealizada por Artur Renzo, a série conta com mais de uma dezena de pequenas aulas temáticas com conceitos centrais da obra marxiana abordados por nomes como Virgínia Fontes, Ricardo Antunes, Michael Heinrich, Alysson Mascaro, Marcos Del Roio, Mauro Iasi, Ruy Braga e Antonio Carlos Mazzeo.

Siga a Rádio Boitempo no seu agregador de podcasts preferido e não perca nenhum episódio!


A Rádio Boitempo tem coordenação de Isabella Meucci e Kim Doria, produção executiva de Isabella Meucci e Lígia Colares, roteiros de Isabella Meucci, Lígia Colares e Tulio Candiotto, edição de som de Fabiana Gibim e Jessica Soares, arte de Uva Costriuba e apoio de Marissol Robles e Marina Valeriano.

Nenhum comentário: