quinta-feira, 7 de agosto de 2008

ANOS DE CHUMBO - Ministério Público Federal vai buscar documentos da ditadura.

Ações do documento Ministério Público Federal vai buscar documentos da ditadura brasileira nos EUA.

por Michelle Amaral da Silva.

Os procuradores Marlon Alberto Weichert e Eugênia Fávero, autores da ação civil pública que pede a responsabilização civil dos comandantes do Doi-Codi por torturas e mortes no regime militar, reuniram-se com Peter Kornbluh, da National Security Archives.

Bruno Bocchini,
São Paulo
Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) vai tentar buscar documentos relativos à ditadura brasileira nos Estados Unidos. Hoje (6), os procuradores Marlon Alberto Weichert e Eugênia Fávero, autores da ação civil pública que pede a responsabilização civil dos comandantes do Doi-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna) por tortura e mortes ocorridas na repartição durante o regime militar, reuniram-se com o analista da ONG norte-americana National Security Archives, Peter Kornbluh, responsável pela abertura dos arquivos referentes as ditaduras do Chile e Cuba.

"Praticamente todos os livros que tratam da Operação Condo citam o trabalho de Peter Kornblu, principalmente em relação aos aquivos que as embaixadas americanas trocavam com o Departamento de Estado", explica o procurador Weichert. A Operação Condor foi criada por regimes militares da América do Sul com o objetivo trocar informações para reprimir seus opositores.

Kornbluh afirma que documentos, entregues hoje aos jornalistas, indicariam que o Brasil, ao contrário da versão oficial, foi protagonista da operação e não um mero observador. "Esse documento desmente que o Brasil teve uma atuação discreta na Condor".

Ele veio ao Brasil para participar de vários eventos, entre eles o 6º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, realizado na Unicamp, entre 29 de julho e 1º de agosto. Nesta quinta (7), ele participa de debates na USP.
Fonte: Brasil de Fato.

Nenhum comentário: