segunda-feira, 11 de agosto de 2008

MOVIMENTO ESTUDANTIL - UNE ganha sede nova.

Hoje, 11 de agosto, a União Nacional dos Estudantes (UNE) completa 71 anos. A data foi marcada por uma série de eventos, entre os quais, o lançamento de uma caravana nacional e a reparação histórica do Estado pelos danos causados à entidade, após incêndio e demolição da sede do Flamengo durante o período militar.

Como parte das comemorações, o presidente Lula comparece amanhã na sede nacional da UNE. É o segundo presidente da República na história da entidade a visitá-la - foi antecedido pelo presidente João Goulart, o Jango, deposto em 1964.

A visita do presidente Lula tem como principal objetivo a assinatura do projeto de lei, através do qual o Estado assume a responsabilidade pelo incêndio na sede carioca em 1964 e demolição do prédio em 1980 no governo do general João Figueiredo.

Sede do Flamengo.

A sede do Flamengo, considerada o berço do movimento estudantil, funcionou de 1942 até 1° de abril de 1964, quando o prédio foi incendiado marcando o primeiro ato da ditadura militar. Segundo a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, "o mesmo Estado que destruiu a sede das entidades estudantis, tradicional reduto político e cultural da juventude brasileira, está agora, 40 anos depois, reparando os danos causados e devolvendo aos estudantes aquilo que lhes foi tirado e que lhes é de direito".

Além disso, o projeto de lei garante à organização estudantil a reconstrução de sua sede. Uma vitória para a UNE que após recuperar a posse do terreno (ocupado por posseiros) em 2007, lançou a campanha Meu Apoio é Concreto, para angariar fundos à empreitada. Com forte apoio da sociedade civil e de personalidades, a entidade foi presenteada com um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, que prevê um prédio de 13 andares, com espaços culturais e um museu do movimento estudantil.

Caravana.

Outro evento inédito promete selar as comemorações. Após a audiência com o presidente, será lançada em parceria com o Ministério da Saúde, a Caravana da UNE. Pela primeira vez, a UNE percorrerá todos os estados brasileiros promovendo discussões e debates em 41 universidades públicas e privadas do país.

Até o dia 27 de novembro, a caravana promoverá discussões sobre nas áreas de Saúde, Educação e Cultura. O primeiro debate ocorre na próxima quinta-feira (14) na Universidade Estácio de Sá (RJ), com o tema "Drogas – Legalizar ou não?"

Saiba mais pelo site da UNE.
Fonte: Blog do Zé Dirceu.

Nenhum comentário: