Este blog tem procurado conscientizar as pessoas sobre a necessidade de mudar o marco regulatório do petróleo, agora que gigantescas reservas foram descobertas pela Petrobrás. Daí a insistência em colocarmos matérias sobre o petróleo.
Carlos Dória.
Nota técnica do Dieese alerta para futuro do petróleo
Uma nota técnica do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio Econômico) diz que o potencial das últimas descobertas de petróleo no país motivou um importante debate sobre o modelo de exploração dessas reservas e o destino a ser dado a esses recursos.
“Um simples exercício matemático permite vislumbrar o que aguarda o país no futuro: supondo que só se consiga produzir metade das reservas estimadas (o que representa 40 bilhões de barris) a um preço médio/barril bem mais baixo que o atual5 (US$ 100/barril, por exemplo), o faturamento obtido com a sua comercialização será da ordem de US$ 4 trilhões”, diz o documento.
“Em resumo, o debate sobre a mudança ou não do marco regulatório do setor de hidrocarbonetos no Brasil tem por trás de si a disputa sobre quem irá se apropriar dos recursos gerados por esta produção — se a população em geral ou apenas alguns grupos econômicos”, afirma o Dieese.
“Não há um único caminho possível a ser seguido, mas devido à importância estratégica desse setor para o futuro do país, torna-se imprescindível que o modelo a ser adotado pelo governo federal não beneficie apenas alguns grupos de interesse, como ocorreu em outros países detentores de grandes reservas”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário