terça-feira, 24 de março de 2009

RJ PESQUISA - 37% dos jovens votariam no MV Bill

MV Bill, senador? Pesquisa encomendada pela CUFA - Central Única de Favelas revela que 37% dos jovens do Estado do Rio de Janeiro votariam no rapper, um dos fundadores da organização. Os jovens representam 14% do eleitorado do Rio de Janeiro (cerca de 1.587.000 eleitores até 24 anos).

A pesquisa foi motivada pelas recentes declarações de Caetano Veloso. Em 1º de Março deste ano, no show comemorativo pelo aniversário do Rio de Janeiro na Cidade de Deus, o cantor baiano “lançou” a candidatura de MV Bill ao senado e convocou a população a votar no rapper.

Realizada pelo IBPS – Instituto Brasileiro de Pesquisa Social entre os dias 6 e 10 de março, a pesquisa entrevistou, por telefone, 1.100 pessoas em todo o Estado do Rio de Janeiro. A margem de erro é de três pontos percentuais.

O IBPS também revela que 58% dos entrevistados conhece MV Bill, sendo que os jovens de 16 a 24 anos o “conhecem muito”.

Trinta e seis por cento dos entrevistados tem uma imagem “ótima” ou “boa” do rapper, contra apenas 3% que tem imagem “ruim” ou “péssima”. Entre os jovens (16-24 anos), os percentuais positivos alcançam 50% e entre os que ganham até 2 salários mínimos, 40%.
Por enquanto, MV Bill nega candidatura

Quase um terço dos entrevistados (27%) – o que seria equivalente a 2.124.000 eleitores – acha que ele deveria se candidatar a Deputado Federal e 7% que ele deve se candidatar a Senador.

Caso ele se candidate a Deputado Federal, 23% dos entrevistados (cerca de 1.809.000 eleitores) declaram que votariam nele com probabilidade “muito grande” ou “grande”.

Caso ele opte pelo Senado, teria os votos de 19% (cerca de 1.494.000 eleitores). Entre os jovens, este percentual sobe para 37% de intenções de voto.

Quando a pergunta é qual partido pelo qual MV Bill deveria se candidatar, 10% dos entrevistados declara ser o PT. PV, PDT e PMDB aparecem em segundo lugar, com 3%.

A grande maioria dos entrevistados (74%) considera “importante” ou “muito importante” que exista no Congresso Nacional um representante das favelas.

Apesar de toda a mobilização, o rapper continua a afirmar que não será candidato a nada.
Fonte:Terra Magazine

Nenhum comentário: