sábado, 23 de março de 2013

POLÍTICA - Dilma está com a corrida ganha.


Dilma está com a corrida ganha

Por Paulo Nogueira, no blog Diário do Centro do Mundo:


Nem começou a campanha eleitoral e ela parece já estar acabada.

A não ser que haja uma surpresa extraordinária, Dilma já ganhou, e no primeiro turno, conforme mostra a última pesquisa do Datafolha.

Duas coisas se juntam.
Primeiro, Dilma se afirmou perante a voz rouca das ruas como uma mãe austera, dedicada, honesta e competente.

Segundo, aos rivais parece faltar agudamente oxigênio mesmo antes que a corrida comece. Nada autoriza prever que algum deles adquira suplemento de ar nos próximos meses.

Dilma, na última eleição, saiu de trás, quase do zero, mas ela tinha um presidente extraordinariamente popular empurrando-a. Nem Marina, nem Campos e nem Aécio têm isso.

Dilma pegou, ponto.

Ela desperta menos rejeição, sobretudo no extrato mais conservador da classe média, do que Lula. Não pesam contra ela preconceitos como a falta de diploma ou a origem nordestina. E nem ela foi tão intensamente perseguida pela mídia.

A economia poderia mudar alguma coisa? Só se houver um colapso, e disso não há sinal nenhum.

Delfim Netto, na ditadura militar, consagrou a infame tese de que o bolo tinha que crescer para ser distribuído. A pobreza se alastrou intensamente pelo país, e um punhado de amigos do poder – as famílias que controlam a mídia, por exemplo — acumulou fortunas.

Agora é diferente.

A prioridade é dividir menos abjetamente o bolo, de tal forma que o Brasil se desfavelize.

Isto – reduzir a desigualdade, dividindo o bolo do tamanho que for – está no controle de Dilma, e é por isso que ela praticamente já garantiu uma segunda temporada no Planalto.

Nenhum comentário: