sexta-feira, 22 de março de 2013

UM POUCO DE HISTÓRIA: BRIZOLA, UM LÍDER AUTÊNTICO.



A decepção política de um líder autêntico

Bernardo Belfort
Isto é história. Na foto de Ricardo Beliel, Brizola aparece comovido, ao saber que perdera no primeiro turno a vaga para disputar o segundo turno para Presidente da República para Lula em 1989.
Na av. Atlântica seus eleitores comemoravam o que achavam ser uma barbada, sua eleição ainda no primeiro turno. Eu estava no apartamento do Brizola quando o vi sair do quarto, onde acompanhava a apuração pelo rádio.
Ele apareceu na sala, caminhou abatido até a janela, sem falar com ninguém, debruçou-se no parapeito e emocionado ficou observando a multidão gritando “Brizola Presidente”. Virou o rosto para mim e percebi seus olhos cheios de lágrimas. Voltou para o quarto e não apareceu mais.
Lula foi para o segundo turno e perdeu para Collor.
NA CALÇADA
E sabem como entrei no apartamento do Brizola? Eu estava na calçada com os outros jornalistas cobrindo a eleição e vejo o Adolpho Bloch entrando pela porta dos fundos do prédio. Fui lá e falei pra ele; “Vai perder esse furo?”. Ele olhou pra mim, me pegou pelo braço e disse para o segurança do PDT: “Sem ele eu não entro”.
Como a Manchete tinha apoiado o Brizola durante a campanha, o segurança fez cara feia pra mim, mas abriu a guarda.
A Manchete não publicou essa foto porque o Adolpho também ficou emocionado com a cena e acho que disse para o Mugiatti não maltratar o gaúcho. Coisas da vida, né?
(artigo enviado por Mário Assis)
Fonte: Tribuna da Imprensa.

Nenhum comentário: