EM ENTEVISTA AO 247, LULA CRITICOU CONLUIO DO PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL, SISTEMA FINANCEIRO E EDITORIALISTAS DE JORNAIS NA DEFESA DA MANUTENÇÃO DOS JUROS EM 13,75%.
"A primeira coisa que acho absurdo, de verdade, é a taxa de juros estar a 13,75% em um momento em que a gente tem o juro mais alto do mundo e não existe crise de demanda, não existe excesso de demanda, ou seja, nós temos 33 milhões de pessoas passando fome, nós temos desemprego crescendo, a massa salarial caindo... Então, não há razão, explicação ou lógica. Só quem concorda com juros altos é o sistema financeiro, que sobrevive e vive disso. E ganha muito dinheiro com as especulações", disse.
Lula disse que vai seguir batendo, e jogou a batata quente para o Senado:
"Eu vou continuar batendo, continuando a brigar para que a gente possa reduzir a taxa de juros e a voltar a ter investimentos. O BNDES, nos últimos anos, devolveu R$ 600 bilhões ao governo e fica sem dinheiro para fazer investimento. Ainda este ano, o BNDES tem que devolver R$ 90 bilhões ao Tesouro. Se o BNDES não tem dinheiro para investir, se o Banco do Brasil não tem, se a Caixa não tem, se o Basa não tem, se o BNB não tem e os bancos privados não querem fazer investimentos porque o juro é muito alto, como é que a economia vai crescer?"
Agora, com a nova legislação aprovada pelo Governo Golpista de Temer e levada em frente por Bolsonaro, só o Senado Federal pode tirar o Presidente do Banco Central antes do fim de seu Mandato, que vai até 2024.
"A gente só vai poder mudar o Banco Central daqui a dois anos, porque ele tem autonomia. Eu, sinceramente, nunca me importei com a autonomia do Banco Central, eu nunca achei que era importante. Eu tive o Meirelles como presidente do BC por oito anos e ele teve muita autonomia - e muita gente criticava o Meirelles", disse o Presidente.
E Lula "passou bola" pra Elite financeira e pro retrógrado empresariado brasileiro que deu suporte ao Golpe e a ideia do tal Banco Central "Independente":
"As pessoas sérias que trabalham, os empresários que investem, sabem que não está correto. Ninguém pode tomar dinheiro emprestado a 13,75%, com juros real de 8% se descontar a inflação. E eu acho engraçado que o sistema financeiro e alguns editorialistas de alguns jornais acham ruim que a gente critique, que a gente tem que aceitar que o juro seja alto. Eu sinceramente, acho um absurdo o juro estar a 13,75%, o BNDES estar sem recurso para fazer investimentos", disse.
E se eu fiz os recortes acima sobre os juros e destaco a Elite Empresarial, é por que nós outros, do povão em geral, pagamos bem mais do que isto ...por mês.
E muitos assalariados e aposentados, assim como eu, acabam dependendo do Empréstimo Consignado, que alentadoramente teve os juros reduzidos pelo Governo Lula, o que fez este humilde blogueiro conseguir uma negociação que reduziu de 2,14% para 1,68% ...ao mês num pequeno Consignado que já havia feito para pagar justamente a escorchante roubalheira de um Cartão de Crédito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário