A admirável e inútil símbiose da mídia com a oposição
Impressionante a símbiose registrada no Brasil hoje entre a oposição e a mídia. Esta quase sempre consegue o que quer: levanta um tema contra o governo, explora-o à exaustão e a oposição termina por encampá-lo, leva-o ao Congresso Nacional e ele passa a ser o mote, a bandeira oposicionista do momento.
Na situação em que vivemos, com a oposição e a mídia que temos, é até compreensível: a primeira é errática, não tem bandeiras próprias, nem responsabilidade com o que faz; já a segunda tem um propósito único - mais do que informar com ética, isenção e respeito ao seu público, aos seus ouvintes e leitores, persegue o objetivo de vincular tudo o que há de mau ao governo e ao partido deste, o PT.
É nesse quadro que toda semana surge ou fabricam uma "notícia" contra o governo e que o coloca e ao seu partido, o PT na berlinda: é "vinculação" às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC); uso de cartrões corporativos; banco de dados da Casa Civil vira "dossiê" contra governo anterior;apagão aéreo, e por aí vai...
Um jogo sujo, sempre
Nessa parceria oposição-mídia, um levanta o tema, o outro compra e aí, juntos - a oposição leva ao Congresso, a mídia ao seu noticiário - passam a ter um tema para atacar o governo e o PT. É o jogo sujo de sempre, da mídia dando munição a oposição e vice-versa.
O que não perceberam esses parceiros, até agora, é que há pelo menos 5,5 anos e meio, desde o início do governo Lula, dão murro em ponta de faca. Não conseguem o menor efeito, o mínimo resultado com essas campanhas do mal contra o governo. Tentam pautá-lo, e ao país, não conseguem, mas mesmo assim prosseguem com esse "trabalho" infrutífero.
Batem, batem, saem as pesquisas e o presidente Lula conquista índices que o tornam o presidente mais popular e de maior apoio da população na história do país. Da mesma forma, o PT há anos se mantém em primeiro lugar na preferência da população e do eleitorado, sempre que há consulta específica sobre qual o partido mais conhecido ou o que reúne maior preferência no país.
Só a mídia e a oposição não percebem quanto bem faria a imparcialidade no noticiário da primeira e bandeiras e metas concretas, consistentes para a segunda, ao invés de persistirem nessa estratégia de tentar descontruir o PT e de pichar as metas e políticas sociais do governo.
Fonte:Blog do Zé Dirceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário