domingo, 28 de junho de 2009

MÍDIA - Novas mídias na internet têm acesso recorde.

A morte de Michael Jackson causou um impacto tão grande nas chamadas novas mídias da internet — Facebook, MySpace, Wikipedia, Twitter — que muitos já encaram o episódio como um dos mais importantes acontecimentos das redes sociais virtuais neste século. Os acessos foram recordes e conseguiram bater outros eventos marcantes, como as eleições americanas, que deram a vitória a Barack Obama.

A reportagem é de Gilberto Scofield Jr. e publicada pelo jornal O Globo, 28-06-2009.

Nas horas seguintes ao anúncio oficial da morte do cantor, redes sociais como Facebook e MySpace, bem com sites de busca e de entretenimento, como Google ou YouTube, bateram picos históricos de acessos ao repercutirem a notícia. Gabriel Stricker, porta-voz do gigante de buscas e notícias Google afirmou que, na tarde de quinta-feira, o fluxo de buscas chegou a subir tanto que os administradores desconfiaram que o site pudesse estar sendo atacado por hackers. Por mais de 30 minutos, o site operou erraticamente, sendo incapaz de atender à demanda dos fãs que buscavam informações.

No Twitter, o volume de mensagens trocadas após a morte do cantor chegou a cem mil por hora e nos últimos dias representou 15% de todas as mensagens emitidas por usuários, em média, um número bem acima do volume gerado por tópicos considerados “quentes” pelo serviço, como os protestos no Irã ou a epidemia de gripe suína, segundo Ethan Zuckerman, pesquisador do Centro Berkman para Internet e Sociedade, da Universidade de Harvard.

“O scrip da minha busca no Twitter mostra 15% das mensagens sobre Michael Jackson”, disse ele em uma mensagem no próprio Twitter. “Nunca vi os protestos no Irã ou a gripe suína irem além de 5%.” Segundo o site de buscas e notícias Yahoo, o número de usuários do site na quinta-feira bateu seu recorde histórico: 16,4 milhões de visitantes, maior do que o recorde anterior, no dia das eleições americanas, quando o tráfego atingiu 15,1 milhões de visitantes.

Nos dez primeiros minutos após a notícia da hospitalização foram registrados 800 mil acessos. Na Wikipedia, a página de Michael Jackson ganhou 1,8 milhão de visitantes na quinta-feira somente, bem acima da média diária de 20 mil visitas. Além disso, 650 pessoas aproveitaram o momento para atualizar o perfil com informações sobre a morte ou acrescentando informações antigas que ainda não constavam da página.

Mas poucos sites ganharam mais destaque nos últimos dias na mídia do que o site de fofocas de celebridades TMZ, que se antecipou a todos os outros sites de notícias ou redes de TV não apenas sobre a morte de Michael Jackson como sobre a sua anterior internação no Centro Médico da Universidade da Califórnia por parada cardíaca. O blog pertence ao conglomerado Time Warner e parece ter fontes em todos os lugares quando o tema é a tragédia de Jackson, a ponto de ser citado pela gigante CNN, que é do mesmo grupo, em suas matérias ao vivo na TV a cabo. Até hoje, é o site que lidera as informações mais recentes sobre o caso.
Fonte:IHU

Nenhum comentário: