quarta-feira, 18 de maio de 2011

FUTEBOL - Pagamentos de suborno no futebol argentino.

Ex-árbitro denuncia pagamento de subornos no futebol argentino

O ex-árbitro Javier Ruiz, que deixou o futebol profissional no ano passado, gerou um escândalo nesta terça-feira (17/) na Argentina ao denunciar que os dirigentes pagam subornos para definir resultados de partidas.

Ruiz, que se definiu como um "corrupto arrependido" e revelou que recorrerá à Justiça por temer sua vida e de seus familiares, disse ter provas das denúncias e disparou contra árbitros, dirigentes, empresários e jornalistas ligados ao esporte.

Em entrevista publicada nesta terça-feira pelo Diario Libre, da cidade de San Juan, e em posteriores declarações à emissora Pop Radio, o ex-árbitro, de 43 anos, afirmou que as acusações têm valor pelo fato de ele também estar envolvido no escândalo.

"Se eu tenho que pôr a cara, ponho e respondo por tudo o que estou dizendo, mas está na hora de mudar essa situação. Não sou um louco que sai por aí jogando coisas no ar. Sou sim um louco que sabe de depósitos bancários, valores, datas... Pode cruzar meu telefone celular com o de vários de empresários e dirigentes", declarou.

No final do ano passado, Ruiz já tinha denunciado que a subida à primeira divisão do San Martín de Tucumán, em 2008, e do Chacarita Juniors, em 2009, assim como o título conquistado pelo Boca Juniors em 2008, estavam arranjados.

"Eu não recebi nenhum documento depois do que disse", comentou o ex-árbitro, que considerou que o poderoso River Plate briga atualmente para se manter na elite porque seus antigos dirigentes não cumpriram com o suposto pagamento estabelecido.

Ruiz ainda deu detalhes do esquema e revelou que os árbitros tentam ser discretos e não influenciar na partida de forma tão direta e perceptível.

"As equipes não são beneficiadas necessariamente com a marcação de um pênalti. Isso se maneja de acordo com as virtudes da equipe. Um time de Ricardo Caruso Lombardi (atual técnico do Quilmes), por exemplo, é favorecido com a marcação de lances de bola parada perto da área contrária porque ele trabalha muito bem essas jogadas e costuma ter jogadores altos. Veja: o treinador talvez nem saiba de tudo isso", explicou Ruiz.

"Há árbitros que cobraram (dinheiro) até no intervalo. Isto é um grande negócio", disparou.

Em declarações ao canal C5N, o deputado Carlos Comi, integrante da Comissão de Esportes, considerou muito graves as denúncias e adiantou que o ex-árbitro será convidado a comparecer à Câmara Baixa.

"Há muito não ouvia alguém fazer denúncias tão fortes. Parece que o âmbito da Comissão de Esportes e da Justiça são os adequados para que ele possa se expressar sobre o tema", comentou Comi.

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário: