sábado, 14 de maio de 2011

POLÍTICA - Os tucanos não gostam do cheiro do povo.

Guetos, torcidas e a alta plumagem


Como vemos, as elites de Higienópolis não querem uma estação de Metrô em seu bairro, situado perto do centro da capital paulista. E, diante de um abaixo-assinado de 3.500 pessoas, os tucanos aceitaram transferir a futura estação da avenida Angélica, para o bairro do Pacaembu, onde está o estádio municipal de mesmo nome.

Mas, frente à reação dos moradores de lá - que alegam temer os riscos de futuros tumultos das torcidas organizadas pós-jogos -, cancelaram a proposta de estação no Pacaembu.

A propósito, em outras regiões da cidade torcidas de futebol nunca foram um empecilho para inauguração de estações de Metrô, a exemplo das estações Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda, Portuguesa-Tietê e Santos-Imigrantes. Tudo muda de figura, se as elites do Pacaembu as receiam.

É o fim da picada! Até na questão de uma estação do Metrô os tucanos ficam em cima do muro. Nessa seqüência de episódios, os emplumados demonstraram claramente que não têm a menor firmeza na defesa dos interesses do conjunto dos paulistanos.

Pior. Concordam com o argumento preconceituoso, beirando o crime de racismo, de que, nos bairros das elites, os moradores são “diferenciados”. E, uma vez que cederam ao preconceito num primeiro momento, enfrentaram a imediata reação da sociedade em críticas tanto nos jornais, como em divertidos comentários na Internet.

Sob o risco de esse imbróglio resultar em um verdadeiro confronto social, os tucanos, agora, recuaram pela terceira vez. Estudam novo lugar para a estação. O problema é que não sabem mais o que fazer. Ridículo, se não fosse triste e gravíssimo. A alta plumagem paulista está sendo cúmplice de algo muito grave. Ações dessa ordem podem levar à formação, mais cedo ou mais tarde, de guetos na cidade, incentivando uma divisão social de perigosas conseqüências.
Fonte: Blog do Zé Dirceu.

Nenhum comentário: