A tese da redução de juros e o lobby contra

Por JB Costa
 
Comentário no post "Dilma implantou a tese da redução de juros"

É.....Dez em nove analistas econômicos da economia brasileira elencam o chamado "custo Brasil" como um dos entraves para o desenvolvimento dos negócios no país. Lembram da infraestrutura precária, da alta carga de impostos, da insegurança jurídica,e por aí vai.
São poucos os que sobrelevam essa questão pertinente a que alude o articulista: O Custo do Capital das Empresas. O esquecido custo de oportunidade, que advém pelo carreamento do capital que deveria ser empregado na ativa produtiva buscam o refúgio seguro e rentável dos títulos públicos, relativo a baixa taxa de investimentos que por sua vez gera empregos e alavanca a economia como um todo.
Por outro lado, à falta de uma cultura de financiamento de capital via mercado de ações ou de debentures, os entes produtivos obrigam-se a recorrer ao sistema financeiro encarecendo sobremaneira sua estrutura de capital e de custos. Ou seja, além da queda, coice.
p>A "briga" que a presidenta Dilma "comprou" é, provavelmente, a maior das tantas que disputará ao longo desse primeiro mandato. A insaciedade dos rentistas, mais a bocarra ávida por lucros da indústria bancária juntarão forças para sabotar esse projeto titânico.
O lobby na mídia já começa a estrebuchar. O editorial do vetusto Estadão de 20 do corrente mês já alega ser difícil os bancos prosseguirem nesse viés de baixa de spreads tendo em vista que na busca de adequação às normas de Basiléia 3 terão que aumentar muitos seus ativos, especialmente num período em que maiores taxas de inadimplência, decorrentes da elevação do volume de crédito e redução dos juros, aumentarão os risco do sistema financeiro.
Entenderam a "lógica" embutida nesse raciocínio?