Fake news e a guerra de Facebook, Google e mídia corporativa contra a comunicação alternativa e de esquerda
Venho fazendo alguma publicações denunciando a guerra que a mídia corporativa e mais Google e Facebook declararam contra a comunicação alternativa e de esquerda.
Aqui, duas recentes:
. Tijolaço, Cafezinho, Blog da Cidadania, a comunicação alternativa censurada e sob ataque no Facebook
http://blogdomello.blogspot.com.br/2017/10/tijolaco-cafezinho-blog-da-cidadania-comunicacao-alternativa-sob-censira-no-facebook.html
. GIFCT. Como está sendo posta em prática no mundo uma censura aos sites de esquerda, em nome de uma luta contra o terrorismo e as fake news
http://blogdomello.blogspot.com.br/2017/10/como-esta-sendo-posta-em-pratica-no-mundo-uma-censura-aos-sites-de-esquerda.html
Agora uma outra, esta de janeiro deste ano, quando eu já fazia a denúncia no próprio Facebook, sob título "Facebook está enriquecendo o Zuckerberg, mas pode acabar com a informação alternativa — se você deixar"
Saiu há dias uma lista que aponta que apenas oito dos maiores bilionários do mundo possuem renda maior que 50% da humanidade. Entre esses oito, em sexto lugar, está Mark Zuckerberg, do Facebook.
E o que produz Zuckerberg? Nada. Ele criou um aplicativo e nós trabalhamos para ele , alimentando-o com conteúdo, gratuitamente, na maioria dos casos, mas, às vezes, até pagando para trabalhar para ele, com as páginas patrocinadas.
Até aí, ótimo para ele e seus sócios, que estão bilionários (entre eles, Eduardo Saverin, cofundador do Facebook, um dos seis maiores bilionários do Brasil).
Visto com os olhos de quem apenas o usa como ferramenta de comunicação e ação entre amigos, o Facebook é uma ideia genial.
O problema está no lado B do Facebook . O Facebook é opaco. O que está nele fica nele, morre nele. Só se pode pesquisar nele. E as pesquisas dentro dele são muito restritivas. Muitas vezes não conseguimos encontrar algo que nós mesmos publicamos.
Outro problema é que ele nos habituou a entregar tudo de mão beijada. Não escolhemos o que vamos ler ou ver. Ele escolhe por nós com seus algoritmos. E esses algoritmos costumam punir aqueles que produzem conteúdo no Facebook com link para página externa a ele. O Face não quer que você saia dele e pune quem tenta "desviá-lo do caminho".
Também com esse "prato feito" que nos entrega, o Facebook nos tornou manhosos, preguiçosos. Pra que ler textão? Pra que seguir link? Vejo depois…
Isso enche os bolsos de Zucka e seus sócios. Mas pode acabar com a comunicação alternativa. Porque as pessoas têm preguiça de seguir links. Querem que você publique todo o seu conteúdo no Facebook. Só que isso enriquece o Face e mata os blogs e sites alternativos, que precisam de visitação para sobreviver.
Por isso, uma das formas de apoiar a comunicação alternativa é visitar os sites e blogs, seguir os links. Não ficar preso apenas ao Facebook.
O que vou dizer agora pode parecer absurdo, mas quem acompanhou o sucesso incrível do Orkut no Brasil, sabe do que estou falando. Mais dia, menos dia, o Facebook vai acabar. Vai surgir outro aplicativo que vai derrubá-lo . E todo o conteúdo que há nele vai ser perdido. Já pensou nisso? Não adianta procurar no Google, o Facebook é opaco. O Google não consegue ler o Facebook.
E aí, pode ser que você procure o "lado de fora" do Face para se informar e não encontre nada. Porque ele é um buraco negro que a tudo devora.
Pense nisso.
Esta publicação está na íntegra aqui e no Facebook, porque é importante que assim o seja, para explicar a algumas pessoas que me perguntam por que não público integralmente minhas postagens do Blog do Mello no Face.
Ah, e compartilhe esta postagem também, nem que seja para dar mais raiva ainda ao Zuckerberg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário