quinta-feira, 19 de outubro de 2017

SAÚDE - Melhore sua postura.


Melhore sua postura para ter mais saúde.

Postura correta e incorreta - NIH News
Sente-se ereto! Esse pedido comum pode ser o que escutou primeiro sobre postura, a forma como suporta seu corpo. Postura não é somente uma questão de aparência. Como você posiciona seu corpo também influencia sua saúde durante a vida.
PUBLICIDADE

“Postura não é somente sentar-se bem, mas também como se move cotidianamente”, diz Dr. George Salem, pesquisador da University of Southern California que estuda como os movimentos afetam a saúde e qualidade de vida.

Como você sustenta seu corpo quando não está se movendo - como quando está sentado, em pé ou dormindo - é chamado postura estática. A postura dinâmica é a posição do seu corpo quando está em movimento, como andando ou se curvando para levantar algo. “É importante considerar tanto os componentes estáticos como dinâmicos da postura”, diz Dr. Salem.

A postura pode ser influenciada por muitas coisas: idade, situações no qual se encontra, e escolhas diárias. Por exemplo, crianças podem ter que se ajustar para carregar mochilas escolares pesadas nas costas. Mulheres grávidas movem-se diferente para acomodar o bebê em crescimento.

Sua postura envolve seu sistema musculoesquelético. Isso inclui ossos, músculos, articulações e outros tecidos que conectam as partes do seu corpo. Esse sistema que dá forma, suporte, estabilidade e movimento ao seu corpo.

Como você sustenta seu corpo pode tanto alinhar quanto desalinhar seu sistema musculoesquelético. Através da vida esse sistema precisa se adaptar ao tipo de trabalho que você faz, seus hobbies, como utilizar aparelhos eletrônicos, lesões, e até o tipo de sapato que usa.
PUBLICIDADE

Você pode achar que algumas vezes sentar com ombros caídos ou dobrar as costas ao invés dos joelhos não o irá prejudicar. Porém, pequenas mudanças em como você sustenta seu corpo e se move o podem se acumular ao longo da vida.

Anos de negligenciamento postural tornam sua espinha mais frágil e propensa a lesões. Suportar seu corpo e o mover de forma pouco saudável geralmente ocasiona dores no pescoço, ombros e costas. A cada de 3 meses, 1 em cada 4 adultos nos EUA tem pelo menos 1 dia de dor nas costas.

Postura ruim também diminui sua flexibilidade, o bom funcionamento de suas articulações e seu equilíbrio. Ela pode impactar sua capacidade de fazer coisas sozinho e aumenta o risco de quedas. Problemas de postura podem até tornar mais difícil a digestão e respiração.

Alguns pesquisadores sugerem relação entre postura e saúde mental. “Pessoas com depressão podem parecer mais curvadas e tendem a olhar para baixo”, diz Dra. Cris Zampieri, fisioteratepeuta do NIH. “Quando as pessoas sentem-se ansiosas, elas podem elevar os ombros”. Cientistas estão pesquisando as conexões entre postura e como pensamos e processamos informações no cérebro.

Nosso corpo muda com a idade. Essas mudanças naturais tornam especialmente importante que pessoas mais velhas mantenham boa postura, força, flexibilidade e equilíbrio. “Idosos tendem a adotar postura progressivamente mais encurvada”, diz Dr. Salem. “Quando os ombros continuam a deslocar para frente com o tempo, isso cria carga excessiva sobre as articulações. Também pode ocasionar lesões e limitar a independência de idosos”.

Uma postura extremamente curvada, ou hipercifose, afeta até 2/3 das mulheres e metade dos homens na terceira idade. Essa postura está associada a dor nas costas, fraqueza e problemas para respirar. Ela também pode limitar as atividades cotidianas, como pentear os cabelos e se vestir.

Dr. Salem e outros pesquisadores estão estudando os possíveis efeitos da yoga para a saúde, particularmente de idosos. Yoga é uma prática do corpo e mente que combina posturas, exercícios de respiração, e meditação ou relaxamento. Em um estudo, idosos com hipercifose mostraram melhorias significativas e menos encurvamento dos ombros depois de um programa de yoga de 6 meses.

“Mais pessoas estão praticando yoga”. Diz Dr. Salem. “Estamos usando ferramentas inovadoras - como análise de movimentos com câmeras de alta velocidade e plataformas que medem força - para entender o que yoga está fazendo e como ela atua nos processos biológicos de nosso corpo”. Dr. Salem diz que as descobertas ajudarão fisioterapeutas e instrutores de yoga a elaborar programas que são seguros e eficientes para idosos. A equipe também planeja estudar outras faixas etárias e pessoas com deficiências.

Nunca é muito tarde para melhorar suas postura e como você se move.

“Uma forma de melhorar sua postura e ter consciência dela em primeiro lugar”, diz Dra Zampieri. “É importante examinar a postura antes que ela se torne um problema. Yoga, tai chi e outros tipos de práticas que focam na consciência corporal e concentração podem o ajudar a aprender a sentir o que está errado com sua postura. Também o podem ajudar a conectar sua postura física ao seu estado mental, oferecendo benefícios em ambas as áreas”.

Essas práticas não são somente para melhorar sua postura. “Tenha consciência da sua postura e de como se move”, diz Dr. Salem. “Pense em erguer sua cabeça, empurrar seus ombros para trás e enrijecer seus músculos abdominais em situações cotidianas”, Tenha consciência das posturas repetitivas, como erguer regularmente objetos pesados ou manter posições por longos tempos, como sentado ao computador no trabalho.

“Se você gasta muito tempo à frente do computador, certifique-se de ter uma boa postura”, diz o fisioterapeuta do NIH Dr. Jesse Matsubara. “É importante que sua estação de trabalho seja o mais apropriada possível para você. Também é recomendado que troque frequentemente de posição, faça breves caminhadas pelo escritório, e suavemente alongue seus músculos diariamente de modo a ajudar a aliviar a tensão muscular”.

O fundamento da boa postura é ter um corpo que consegue se sustentar. Isso significa ter músculos abdominais e das costas fortes, flexibilidade, e um corpo equilibrado. Outra forma de melhorar a postura é perder peso, especialmente ao redor do intestino. Peso extra enfraquece seus músculos abdominais, causa problemas à pélvis e espinha, e contribui para dor lombar.

“É fácil desenvolver padrões de movimentos errados depois de uma lesão ou de anos de dor”, dr Salem explica, “mas as pessoas podem aprender a distribuir seu peso igualmente e equilibrar novamente seu corpo”.

É importante trabalhar com seu médico para descobrir os tipos de atividades físicas que o podem ajudar a manter sua saúde e mobilidade. Converse com seu médico caso sinta dor, tenha lesão ou passe por cirurgia. Ele pode dar conselhos de como se mover, o ajudar a evitar padrões de movimento ruins, e criar um plano que seja melhor para você.

Nenhum comentário: