Dos eleitores de Bolsonaro em 2018, 23% votarão em LULA em 2022, revela o Datafolha

26/09/2021  Por REDAÇÃO URBS MAGNA
Dos eleitores de Bolsonaro em 2018, 23% votarão em LULA em 2022, revela o Datafolha

Entre os brasileiros, a proporção é de 56% para Lula, 31% para Bolsonaro e 13% de nenhum, nulo ou Branco, apontam os números da pesquisa de intenção de voto

Cerca de um quarto do eleitorado de Bolsonaro em 2018 agora faz oposição a ele. Dos eleitores de Bolsonaro, 23% votarão em LULA, revela o Datafolha, na Folha de S. Paulo deste domingo (26). A maioria repete o voto (65%), e 12% declararam voto em nenhum, nulo ou branco. Mas os números finais da pesquisa de intenção de voto revelam que se o atual chefe do Executivo insistir na tentativa de reeleição em 2022 sua derrota será expressiva e até vergonhosa. Entre os brasileiros, a proporção é de 56% para Lula, 31% para Bolsonaro e 13% de nenhum, nulo ou Branco.

No primeiro turno, o principal cenário avaliado pelo instituto diz que 44% do povo declara voto em Lula, 26% em Bolsonaro, 9% em Ciro Gomes, 4% em João Doria, 3% em Luiz Henrique Mandetta e 11% votariam branco, nulo ou nenhum, caso a eleição fosse hoje.

“Uma parte dos eleitores se descolou do bolsonarismo e não repetiria seu voto, chegando a avaliar o governo como péssimo, a defender impeachment e a declarar escolha por Lula”, aponta o Datafolha, que também mostra que “24% dos que elegeram Bolsonaro querem que o Congresso analise seu impeachment”.

“Outros 73% não querem isso. Na população, a proporção é de 56% favoráveis e 41% contrários. As três questões mostram que cerca de um quarto do eleitorado de Bolsonaro agora está em terreno de oposição a ele”, diz a matéria no jornal.

“É próximo do montante de eleitores do presidente que declara voto em Lula, num segundo turno contra Bolsonaro — 23%. A maioria repete o voto (65%), e 12% declararam voto em nenhum, nulo ou branco”, prossegue a reportagem. Ou seja: ele perdeu 35% do eleitorado”, revelou a pesquisa.

Para o primeiro turno, no principal cenário avaliado pelo Datafolha, a pesquisa mostrou que 44% da população quer Lula, contra 26% que querem Bolsonaro.

Ciro Gomes aparece, ainda no mesmo cenário, com apenas 9%. João Doria e Luiz Henrique Mandetta têm 4% e 3% respectivamente, O branco, nulo ou nenhum ainda revela a indefinição de 11% dos eleitores.

Em 2018, o Datafolha revelou que Lula apontava como o favorito para a cadeira presidencial a partir de 2019, no lugar de Bolsonaro, antes do petista ser preso, vitimado pelo golpe contra a sua candidatura.

A pesquisa divulgada em 21 de agosto daquele ano mostrava Lula com 39% das intenções de votos e Bolsonaro com apenas 19%.

Também concorreram na eleição presidencial passada Marina Silva, que na pesquisa obteve 8% do apoio popular, Geraldo Alckmin com 6%, Ciro Gomes com 5%, Alvaro Dias com 3% e João Amoêdo com 2%. Henrique Meirelles, Guilherme Boulos, Cabo Daciolo e Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado, todos com 1% cada.

Outros candidatos não atingiram 1%.