terça-feira, 17 de maio de 2022

Espaço Literário Marcel Proust

 News | Espaço Literário Marcel 

Muitos brasileiros ainda acham que os governos militares praticavam menos corrupção do que aqueles democraticamente eleitos. Mas "a ditadura militar foi um celeiro de corrupção"! Corrupções e assassinatos para encobri-las!

O jornalista Baumgarten, ex-agente dos serviços de informações, que estava escrevendo um livro "Yellowcake", sobre o fornecimento ilegal de urânio enriquecido para o Iraque fazer sua bomba atômica.

O Brasil “vendeu” 27 toneladas de yellowcake para Saddam Hussein através do Serviço Nacional de Informações (SNI), com a participação do proprietário da fábrica de material bélico Engesa, Whitaker Ribeiro, e do então governador Paulo Maluf. Ao mesmo tempo, milhões de dólares abasteceram contas dos envolvidos, do general Nilton Cruz chefe do SNI e de quase uma dezena de coronéis e generais! 

Em uma operação do Serviço Nacional de Informações o jornalista, a esposa e um barqueiro foram assassinados.

A revista Veja, em 2020 lançou no noticiário uma dúvida extremamente importante: seria a morte do advogado Bebiano, um dos artífices da candidatura de Bolsonaro em 2018, uma versão século XXI do caso Baumgarten?

 

Leia este gravíssimo episódio em: https://www.proust.com.br/post/o-caso-yellowcake-alta-corrup%C3%A7%C3%A3o-e-assassinatos-na-ditadura-militar

Nenhum comentário: