Uma das maiores dificuldades da equipe que cuida do marketing da campanha do candidato democrata à Casa Branca, Barach Obama, é combater os rumores sobre o passado de Obama, que incluem seu alegado antipatriotismo e rumores de que seria muçulmano. Para combater essas versões, Obama criou um site, Fight the Smears (Combatam os Boatos, em uma tradução livre), no qual nega os rumores, em alguns casos explicando de onde surgiram.
O site ( http://my.barackobama.com/page/content/fightthesmearshome/ ) mostra a versão disseminada na imprensa ou junto a grupos de eleitores e, abaixo, esclarece os fatos. O site também encoraja as pessoas a enviarem o link por e-mail para “espalhar a verdade”.
A iniciativa foi tomada pois a boataria, já tradicional nas campanhas eleitorais dos Estados Unidos, está afetando a imagem de Obama.
Uma pesquisa CNN/Opinion Research Corp. indica que o candidato democrata, personalidade nova na política nacional do país, é apontado como uma opção "muito arriscada" nas eleições de 4 de novembro
De acordo com os eleitores norte-americanos, tanto o candidato do Partido Democrata, Barack Obama, quanto o do Partido Republicano, John McCain, são escolhas arriscadas para o próximo mandato presidencial dos Estados Unidos. Obama é um pouco mais de risco do que seu adversário republicano, com 57% da opinião dos votantes contra 54% de McCain.
Obama, senador no primeiro mandato e personalidade nova na política nacional do país, é apontado por 31% dos eleitores como uma opção “muito arriscada” nas eleições de 4 de novembro. Apenas 21% dos entrevistados dizem o mesmo de McCain, senador em seu quarto mandato. Ainda segundo a pesquisa, McCain é citado por 33% dos eleitores como um candidato “um pouco arriscado” para ocupar a Casa Branca.
Nesse mesmo quesito, 26% apontam o democrata Obama. Os resultados desse levantamento trazem uma surpresa em uma corrida presidencial liderada por Obama desde que garantiu a designação democrata, no começo de junho, durante as eleições primárias.
A enquete foi conduzida entre 27 e 29 de julho, com 914 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Apesar dos problemas com sua imagem junto ao eleitorado, a candidatura de Obama parece resistir aos ataques. Depois de um empate inédito durante o último fim de semana, Obama reconquistou a liderança nas intenções de voto. Pesquisa do Instituto Gallup, mostra que ele tem 46% das intenções de voto contra 43% de John McCain. Uma diferença muito pequena, mas que pode indicar a recuperação de Obama após semanas de duros ataques a republicanos.
Ainda segundo a sondagem, 4% dos eleitores dizem que não votarão em nenhum dos candidatos e outros 6% declaram estar indecisos quanto à opção. A pesquisa Gallup foi realizada entre 1º e 3 deste mês com 2.659 eleitores registrados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Fonte:Blog O Vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário