quinta-feira, 17 de maio de 2018

POLÍTICA - Candidatos de esquerda são favoritos em 2018.

Pesquisa CNT sugere que candidatos de esquerda são favoritos em 2018

O festejado cientista político Alberto Carlos Almeida trouxe a público dados altamente animadores para a esquerda, mais especificamente para o PT e, sobretudo, para o ex-presidente Lula. Almeida não dá esperança para a candidatura do ex-presidente, mas garante que o candidato indicado por ele já é o favorito para 2018.
Muita gente boa se afobou e não entendeu a estratégia de Lula e do PT de manter a candidatura do ex-presidente e está propondo o bom e velho “plano B”. E o plano B tem nome: Ciro Gomes.
O cientista político Alberto Carlos Almeida pensa diferente. Autor do festejado livro de teoria política “A Cabeça do Brasileiro” (Editora Record, 2007), ele possui uma pesquisa reveladora e dados estatísticos de excepcional amplitude a respeito do perfil do brasileiro.
Almeida é professor da Universidade Federal Fluminense. Publicou os livros “Por que Lula?” (Editora Record, 2006); “Como são Feitas as Pesquisas Eleitorais e de Opinião” (Editora FGV, 2002); e “Presidencialismo, Parlamentarismo e Crise Política no Brasil” (Eduff, 1998).
O cientista político ainda possui doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ; foi pesquisador visitante na The London School of Economics; e coordenou as pesquisas eleitorais e de opinião do DataUff entre 1996 e 2002 e da Fundação Getúlio Vargas entre 2002 e 2005.
Para ele, Lula não conseguirá ser candidato. Longe disso, mas faz uma avaliação bastante objetiva dos dados da recente pesquisa CNT/MDA referentes a Lula.
Ele lembra que Lula foi condenado em duas instâncias judiciais e está preso e que, devido à relação conflituosa do ex-presidente com o Judiciário ficará mais difícil de receber benefício de ser candidato mesmo estando preso ou de até receber habeas-corpus como outros políticos na mesma situação costumam receber…
Ainda assim, lembra que Lula lidera com folga todas as simulações de voto no qual seu nome está, tanto no 1º quanto no 2º turno.
O nome de Lula é tão forte quando colocado na pesquisa que, quando está ausente, os votos brancos e nulos aumentam bastante.
Chama atenção na pesquisa CNT/MDA que as rejeições de Haddad, Ciro e Lula, os 3 candidatos de centro-esquerda e de oposição ao governo Temer, são todas menores do que as rejeições de Bolsonaro, Rodrigo Maia e Alckmin, os 3 candidatos de centro-direita e que apoiaram o impeachment de Dilma e, consequentemente, o Governo Temer.
Podemos dizer de forma resumida e ilustrativa que os candidatos vermelhos têm menos do que 50% e os candidatos azuis mais de 50%.
Almeida diz que Lula tende a não poder ser candidato e que é possível que sua candidatura venha a ser registrada e depois impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral com base na lei da ficha limpa e que, isso acontecendo, ele enviará uma carta da prisão indicando um candidato do PT para substituí-lo.
O cientista político diz que iludem-se aqueles que acham que o PT e Lula apoiarão Ciro Gomes. Ele está em seu sétimo partido. O PT não o considera “confiável”. Assim, na carta de Lula provavelmente estará um dos seguintes nomes: Fernando Haddad, Patrus Ananias ou Jaques Wagner.
Agora vem a parte interessante de um cientista político que está longe de ser de esquerda.
Ele diz que o que acontecerá em seguida à indicação do substituto de Lula – por Lula –  surpreenderá todos aqueles que não leram seu artigo: o candidato do PT subirá rapidamente, em uma ou duas semanas, graças aos votos dos pobres e, em particular, da região Nordeste.
É provável que esse candidato diga, em seu horário eleitoral gratuito, em entrevistas e debates, que tudo feito pelo Governo Temer será mudado.
Adicionalmente, ele afirmará que o PSDB apoiou o Governo Temer, assim como Bolsonaro e outros eventuais candidatos azuis. Como o governo tende a se manter muito rejeitado até as eleições, o indicado por Lula se tornará o favorito para vencer.
Ponto final.

Nenhum comentário: