quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

POLÍTICA - Com os tucanos a história é outra.

Circula nas redes sociais “meme” em que um advogado deseja ao outro “que em 2018 seus processos sejam julgados com a rapidez dos processos do Lula e as garantias do processo do Aécio”.
São dois casos paradigmáticos.
Para o advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o petista, a rapidez do TRF-4 significa a violação da isonomia de tratamento, que é uma garantia fundamental de todo cidadão.
Outro paradigma, totalmente oposto ao julgamento recorde de Lula, é o do senador Aécio Neves (PSDB-MG), cujos ministros do STF relativizaram robustas provas, mantiveram seu mandato e o liberaram da prisão. Os juízes foram “garantistas” no caso do parlamentar mineiro.
Nessa mesma linha, também diametralmente oposta ao tratamento ao ex-presidente, chama a atenção os 12 anos que foram necessários para o julgar o mensalão tucano. O ex-governador Eduardo Azeredo, ex-presidente nacional do PSDB, foi absolvido porque o caso prescreveu.
Infelizmente, a justiça continuará sendo lenta quando for para promover a justiça e rápida quando for para promover a injustiça. Mas não custa nada sonhar… O ideal ainda continua a rapidez dos processos de Lula e as garantias dos de Aécio.

Nenhum comentário: