quarta-feira, 19 de setembro de 2018

POLÍTICA - Democracia X Ditadura.

DEMOCRACIA 40% X DITADURA 40%: BRASIL DIVIDIDO AO MEIO DECIDE SEU FUTURO

Agora é sério: está em jogo nesta eleição o destino do Brasil como nação e o futuro dos nossos filhos e netos.
Esta não é uma eleição qualquer.
Com o país dividido ao meio, segundo a última pesquisa Ibope, no dia 28 de outubro, data do segundo turno, vamos ter que decidir se queremos a volta ao passado da ditadura militar ou continuar vivendo numa democracia duramente reconquistada apenas três décadas atrás.
Basta olhar para a cara dos candidatos que não será muito difícil fazer esta escolha.
De um lado, temos o capitão reformado Jair Bolsonaro com seu vice, o general de pijama Hamilton Mourão, dois trogloditas que odeiam as mulheres, os negros, os homossexuais, os refugiados, os quilombolas e os pobres em geral. São o retrato do passado que não queremos de volta.
De outro, o professor e ex-ministro da Educação Fernando Haddad e a jornalista e deputada gaúcha Manuela D´Ávila, dois jovens que apontam para o futuro de um país mais justo, civilizado e solidário.
Botem os retratos dos quatro lado a lado e decidam. Não dá mais para ninguém ficar em cima do muro.
A projeção do Ibope para o segundo turno coloca Haddad e Bolsonaro frente a frente, empatados pau a pau, com 40%.
No primeiro turno, Haddad disparou de 8% para 19% em apenas uma semana, crescendo um por cento ao dia desde que foi oficializado como candidato do PT no lugar de Lula.
Bolsonaro subiu mais 2% e chegou a 28%, depois do atentado que o deixou imobilizado no hospital há duas semanas.
Mantida a atual tendência da curva dos dois candidatos, a eleição poderá ser decidida já no primeiro turno, pois os demais candidatos caíram ou ficaram estagnados na poeira da irrelevância eleitoral.
A 18 dias da eleição, sobraram só os dois, com Haddad e Bolsonaro reeeditando a polarização PT X anti-PT, que domina as eleições presidenciais desde a primeira disputa pós-ditadura, em 1989, entre Lula e Fernando Collor.
Bolsonaro encarna o Collor da vez, para evitar a quinta vitória consecutiva do PT nas eleições presidenciais.
Mas, como diria o Lula, nunca antes na história deste país tivemos uma eleição como esta, em que a diferença entre os candidatos fosse tão brutal e escancarada, que nem parecem ter nascido no mesmo país.
De onde saíram estas bestas inomináveis, o que produziu esta aberração apoiada hoje por um em cada três brasileiros?
Cada vez que abre a boca para fazer ameaças à democracia, a dupla armada Bolsonaro & Mourão mais nos aproxima da barbárie e nos distância dos países civilizados.
Para defender o nosso país e o nosso futuro, temos apenas uma arma: o voto.
Se alguém ainda tem dúvidas sobre em quem votar, recomendo a leitura do livro “Brasil Nunca Mais”, do qual participei, disponibilizado na internet, que narra as atrocidades praticadas ao longo de mais de 20 anos pelos militares que precederam o capitão e o general.
Nunca mais!
Vida que segue.

Nenhum comentário: