sábado, 30 de abril de 2022

Carta Capital: fuga de nazistas para o Cone Sul

 

Visualizar como página web
O
28 DE ABRIL DE 2022

Reportagem exclusiva de CartaCapital lança novas luzes  sobre a fuga de nazistas para o Cone Sul

Olá,

a reportagem de capa da edição semanal de CartaCapital resulta de um trabalho de quase duas décadas do jornalista Marcelo Netto, aficionado e especialista na presença de líderes nazistas na América do Sul. A partir de um encontro fortuito em uma feira popular na Cidade Dutra, periferia de São Paulo, o repórter coletou informações na Argentina, na Alemanha, no Paraguai e no Brasil. A perícia de fotografias e os exames grafotécnicos em documentos oficiais permitem, com alto grau de precisão, concluir que Hermmann Fegelein, um oficial arrivista e ambicioso que se casou com a irmã de Eva Braun, amante de Adolf Hitler, e frequentou o círculo íntimo do führer, não foi executado por traição em Berlim em 1945, mas morreu em São Paulo, em idade avançada, vítima de um câncer de cólon. Seu corpo teria sido cremado e as cinzas lançadas no mar de Paraty.

São muitas as versões sobre a execução de Fegelein, descritas na reportagem. Um fato une, no entanto, os pesquisadores: nenhuma testemunha viu o corpo do concunhado de Hitler ou sabe apontar onde e como ele teria sido assassinado

Desde a exumação do corpo de Josef Mengele, o “carniceiro de Auschwitz”, não aparecia uma pista tão contundente da passagem pelo Brasil de um hierarca influente ou figura emblemática do III Reich.

O trabalho, rigoroso, evita as teorias conspiratórias e dribla a desinformação alimentada pelas incertezas que cercam o tema. Reúne elementos suficientes para reabrir a análise de um assunto espinhoso, que até os serviços de investigação alemães fazem questão de manter na obscuridade. Hoje, às 19 horas, no canal do YouTube de CartaCapital, o jornalista estará à disposição para esclarecer dúvidas sobre a reportagem.

O texto está aberta a não-assinantes. O apoio de nossos leitores, entretanto, continua sendo fundamental para que mais reportagens como essa venham a público. Assine ou apoie, como puder.

Nenhum comentário: