sexta-feira, 29 de abril de 2022

O que se esconde nos subterrâneos de Mariupol?

 

por Ana Lagoa
𝗢 𝗤𝗨𝗘 𝗦𝗘 𝗘𝗦𝗖𝗢𝗡𝗗𝗘 𝗡𝗢𝗦 𝗦𝗨𝗕𝗧𝗘𝗥𝗥𝗔̂𝗡𝗘𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗠𝗔𝗥𝗜𝗨𝗣𝗢𝗟?
E, enquanto os meios de comunicação ¹, fazem da longa (e estranha) permanência dos russos em Mariupol na zona das siderurgias um ato heroico, a
— permanência deste enclave seria por dificuldades do exército russo de enfrentar o batalhão Azov — Pepe Escobar nos conta uma verdade estarrecedora.
Da Martina Giuntoli:
"𝗢 𝗤𝗨𝗘 𝗦𝗘 𝗘𝗦𝗖𝗢𝗡𝗗𝗘 𝗡𝗢𝗦 𝗦𝗨𝗕𝗧𝗘𝗥𝗥𝗔̂𝗡𝗘𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗠𝗔𝗥𝗜𝗨𝗣𝗢𝗟?
𝗣𝗜𝗧 𝟰𝟬𝟰 — 𝗕𝗜𝗢-𝗟𝗔𝗕𝗢𝗥𝗔𝗧𝗢́𝗥𝗜𝗢 𝗤𝗨𝗘 𝗣𝗢𝗗𝗘 𝗗𝗔𝗥 𝗫𝗘𝗤𝗨𝗘-𝗠𝗔𝗧𝗘
Alguma vez pensaste que pudesse existir uma matrix dentro da matrix? Se a tua resposta é “não”, então pode ter chegado o momento de acreditares nessa possibilidade.
É o celebérrimo jornalista de geopolítica 𝗣𝗲𝗽𝗲 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗯𝗮𝗿 que nos conta esta história verdadeiramente alucinante.
Para se perceber a dimensão da reconstrução proposta por 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗯𝗮𝗿, basta saber que, depois dos seus tweets, o jornalista viu 𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗮, com imensos seguidores, 𝘀𝘂𝘀𝗽𝗲𝗻𝘀𝗮.
Isto talvez seja um 𝘀𝗶𝗻𝗮𝗹, pouco velado, que as suas palavras vieram a 𝗶𝗻𝗰𝗼𝗺𝗼𝗱𝗮𝗿 𝗮𝗹𝗴𝘂𝗲́𝗺 e destapar uma potencial e 𝗴𝗶𝗴𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀𝗰𝗮 𝗖𝗮𝗶𝘅𝗮 𝗱𝗲 𝗣𝗮𝗻𝗱𝗼𝗿𝗮.
𝗘𝘀𝗰𝗼𝗯𝗮𝗿 fala de uma 𝗲𝘀𝘁𝗿𝘂𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗺𝗲𝗴𝗮 𝘀𝗲𝗰𝗿𝗲𝘁𝗮, de um 𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼, com o nome de 𝗣𝗜𝗧-𝟰𝟬𝟰, 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗯𝗶𝗱𝗼 𝗲𝘅𝗰𝗹𝘂𝘀𝗶𝘃𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗱𝗲𝘀𝗲𝗻𝘃𝗼𝗹𝘃𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗿𝗺𝗮𝘀 𝗯𝗶𝗼𝗹𝗼́𝗴𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗹𝗲𝘁𝗮𝗶𝘀, 𝗴𝗲𝗿𝗶𝗱𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗡𝗔𝗧𝗢, localizado em 𝗠𝗮𝗿𝗶𝘂𝗽𝗼𝗹 (Ucrânia), por 𝗱𝗲𝗯𝗮𝗶𝘅𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝘀𝗶𝗱𝗲𝗿𝘂𝗿𝗴𝗶𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗔𝘇𝗼𝘃𝘀𝘁𝗮𝗹.
De acordo com o que se sabe a partir de outras páginas web, o 𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼 encontra-se a 𝟯𝟬 𝗺𝗲𝘁𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗽𝗿𝗼𝗳𝘂𝗻𝗱𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 e está 𝘀𝘂𝗯𝗱𝗶𝘃𝗶𝗱𝗶𝗱𝗼 𝗻𝘂𝗺 𝗹𝗮𝗯𝗶𝗿𝗶𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝘁𝘂́𝗻𝗲𝗶𝘀 de cerca de 𝟮𝟰 𝗞𝗺 𝗱𝗲 𝗲𝘅𝘁𝗲𝗻𝘀𝗮̃𝗼, 𝗵𝗼𝘀𝗽𝗲𝗱𝗮𝗻𝗱𝗼 𝘂𝗺𝗮 𝗽𝗼𝗽𝘂𝗹𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 de cerca de 𝟯𝟮𝟱𝟬 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝘀, entre as quais 𝟯.𝟬𝟬𝟬 𝗺𝗶𝗹𝗶𝘁𝗮𝗿𝗲𝘀 e as 𝗿𝗲𝘀𝘁𝗮𝗻𝘁𝗲𝘀 seriam 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗡𝗔𝗧𝗢, 𝗼𝗳𝗶𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀, 𝗱𝗶𝗽𝗹𝗼𝗺𝗮𝘁𝗮𝘀 𝗲 𝗰𝗶𝗲𝗻𝘁𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 — de nacionalidade italiana, canadiana, alemã, turca, sueca, polaca, francesa (também da Legião Estrangeira).
O 𝗻𝗼𝗺𝗲 𝗱𝗼 𝗵𝗶𝗽𝗼𝘁𝗲́𝘁𝗶𝗰𝗼 𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼 tem, para além disso, uma assonância bizarra com a 𝗺𝗲𝗻𝘀𝗮𝗴𝗲𝗺 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮́𝘁𝗶𝗰𝗮 “𝟰𝟬𝟰 𝗽𝗮𝗴𝗲 𝗻𝗼𝘁 𝗳𝗼𝘂𝗻𝗱”. Neste caso, poderíamos dizer “𝟰𝟬𝟰 𝗹𝗮𝗯 𝗻𝗼𝘁 𝗳𝗼𝘂𝗻𝗱”, pela exigência de secretismo absoluto.
O 𝗣𝗜𝗧-𝟰𝟬𝟰 seria o equivalente a 𝗔𝗿𝗲𝗮 𝟱𝟭, para os laboratórios. E assim foi sempre, de acordo com a reconstrução de 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗯𝗮𝗿, até os 𝗿𝘂𝘀𝘀𝗼𝘀 𝘁𝗲𝗿𝗲𝗺 𝗹𝗼𝗰𝗮𝗹𝗶𝘇𝗮𝗱𝗼 este 𝗹𝘂𝗴𝗮𝗿 𝗽𝗿𝗼𝗶𝗯𝗶𝗱𝗼.
Encurralados e com os russos nos calcanhares, alguns 𝗿𝗲𝘀𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝘀𝘂𝗯𝘁𝗲𝗿𝗿𝗮̂𝗻𝗲𝗼 (amorosamente designado, pelo batalhão Azov, como “𝗮 𝗙𝗼𝘀𝘀𝗮”) teriam tentado, desesperadamente, 𝗮 𝗳𝘂𝗴𝗮.
Quem é que não se recorda os apelos de 𝗠𝗮𝗰𝗿𝗼𝗻 para activar os 𝗰𝗼𝗿𝗿𝗲𝗱𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗵𝘂𝗺𝗮𝗻𝗶𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼𝘀, nos últimos dias?
Ainda segundo as mesmas fontes, 𝗠𝗮𝗰𝗿𝗼𝗻 teria pedido a 𝗮𝗰𝘁𝗶𝘃𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗵𝘂𝗺𝗮𝗻𝗶𝘁𝗮́𝗿𝗶𝗼, não para permitir que civis deixassem o país, mas, 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗽𝗲𝗿𝗺𝗶𝘁𝗶𝗿 𝗮 𝗳𝘂𝗴𝗮 𝗱𝗲 𝗽𝗲𝘀𝘀𝗼𝗮𝗹 𝗳𝗿𝗮𝗻𝗰𝗲̂𝘀 𝗱𝗼 𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼 — 𝗳𝘂𝗴𝗮, a todos os efeitos, 𝗳𝗮𝗹𝗵𝗮𝗱𝗮.
Perante o FOSSO do 𝗣𝗜𝗧-𝟰𝟬𝟰, Putin teria facilmente podido fazer 𝗲𝘅𝗽𝗹𝗼𝗱𝗶𝗿 𝗼 𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗼𝘀 𝗮𝗿𝗲𝘀, juntamente 𝗰𝗼𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗹𝗮́ 𝗲𝘀𝘁𝗮𝘃𝗮𝗺 𝗱𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼.
Se preferiu não agir assim, foi por um motivo, facilmente compreensível: 𝗮𝗾𝘂𝗶𝗹𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗲 𝗲𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗮 𝗻𝗼 𝘀𝘂𝗯-𝘀𝗼𝗹𝗼 𝗲́ 𝗱𝗲𝗺𝗮𝘀𝗶𝗮𝗱𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗲 𝗽𝗿𝗲𝗰𝗶𝗼𝘀𝗼 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲𝗿 𝗲𝗹𝗶𝗺𝗶𝗻𝗮𝗱𝗼. Melhor, então, é 𝘀𝗮𝗹𝘃𝗮𝗿 𝘁𝗼𝗱𝗼𝘀 𝗼𝘀 𝗱𝗼𝗰𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗲 𝘁𝗲𝘀𝘁𝗲𝗺𝘂𝗻𝗵𝗮𝘀 𝗽𝗼𝘀𝘀𝗶́𝘃𝗲𝗶𝘀 para utilizar naquilo que 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗯𝗮𝗿 chama “𝘂𝗺 𝘃𝗲𝗿𝗱𝗮𝗱𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗡𝘂𝗿𝗲𝗺𝗯𝗲𝗿𝗴-𝟮”: um processo para o qual a 𝗖𝗼𝗺𝗶𝘀𝘀𝗮̃𝗼 𝗱𝗲 𝗜𝗻𝘃𝗲𝘀𝘁𝗶𝗴𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗥𝘂𝘀𝘀𝗮 estará a juntar 𝗽𝗿𝗼𝘃𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝘁𝗼𝗱𝗼 𝗼 𝘁𝗶𝗽𝗼 e a preparar-se para mostrar ao mundo 𝗼𝘀 𝗰𝗿𝗶𝗺𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗢𝗰𝗶𝗱𝗲𝗻𝘁𝗲.
O 𝗮𝗷𝘂𝘀𝘁𝗲 𝗱𝗲 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗮𝘀 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗿𝗮́ 𝗺𝘂𝗶𝘁𝗼 𝗽𝗿𝗼́𝘅𝗶𝗺𝗼 𝗲 𝗼𝘀 𝗮𝘁𝗹𝗮𝗻𝘁𝗶𝘀𝘁𝗮𝘀 𝗻𝗮̃𝗼 𝘁𝗲𝗿𝗮̃𝗼 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗲𝘀𝗰𝗮𝗽𝗮𝗿, segundo Escobar.
O mesmo chega a relatar 𝗾𝘂𝗲𝗺 e 𝗰𝗼𝗺𝗼 foram angariados os 𝗳𝗶𝗻𝗮𝗻𝗰𝗶𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗼 𝗹𝗮𝗯𝗼𝗿𝗮𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗼.
De acordo com a sua reconstrução, as experiências foram conduzidas com ajuda da empresa 𝗠𝗘𝗧𝗔𝗕𝗜𝗢𝗧𝗔, a mesma empresa que o 𝗳𝗶𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗲 𝗝𝗼𝗲 𝗕𝗶𝗱𝗲𝗻, 𝗛𝘂𝗻𝘁𝗲𝗿 𝗕𝗶𝗱𝗲𝗻, ajudou a financiar, durante anos, com o 𝗱𝗶𝗻𝗵𝗲𝗶𝗿𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗶𝗯𝘂𝗶𝗻𝘁𝗲𝘀 𝗻𝗼𝗿𝘁𝗲-𝗮𝗺𝗲𝗿𝗶𝗰𝗮𝗻𝗼𝘀
— informação saída, recentemente, dos e-mails do seu 𝗣𝗖 𝗽𝗼𝗿𝘁𝗮́𝘁𝗶𝗹.

Nenhum comentário: