Moraes ‘presidirá TSE com estrela de Xerife’ e será ‘rápido no gatilho’ para ‘prender bolsonaristas’, diz Gaspari

31/10/2021  Por REDAÇÃO URBS MAGNA
Moraes ‘presidirá TSE com estrela de Xerife’ e será ‘rápido no gatilho’ para ‘prender bolsonaristas’, diz Gaspari

 O ministro Alexandre de Moraes, durante abertura do terceiro dia de julgamento, sobre a validade da prisão em segunda instancia no STF (Supremo Tribunal Federal), em 2019 | Fotos Públicas


PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO

‘No ambiente envenenado da política nacional, Salomão apresentou uma peça redonda e cirúrgica na demonstração das malfeitorias cometidas (…) e abriu o caminho para a advertência de Moraes’, escreve

O ministro Alexandre de Moraes presidirá o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com estrela de Xerife’ e será ‘rápido no gatilho’ para ‘prender bolsonaristas’, diz Elio Gaspari, na Folha de S. Paulo. ‘No ambiente envenenado da política nacional, Salomão [Luiz Felipe] apresentou uma peça redonda e cirúrgica na demonstração das malfeitorias cometidas (…) e abriu o caminho para a advertência de Moraes’, escreve.

‘Na condução do inquérito das notícias falsas conhece as obras e pompas das milícias eletrônicas e mostrou-se rápido no gatilho ao mandar delinquentes para a cadeia’, prossegue o jornalista e escritor ítalo-brasileiro no jornal.

‘Passados três anos do festival de patranhas de 2018, Alexandre de Moraes chegará à presidência do TSE em agosto, com a estrela de xerife no peito’, diz Gaspari. O ministro conduzirá o Tribunal Eleitoral durante as eleições de 2022.

‘Moraes sabe como funcionam as milícias e quem as financia e como rola o dinheiro’, escreve.

‘As conexões internacionais dessas milícias, um fato que há três anos estavam no campo da ficção cibernética, hoje estão mapeadas. Se há um ano elas tinham o beneplácito do governo americano, hoje têm o FBI no seu encalço’, diz Gaspari.

‘Com Moraes na presidência do TSE é possível prever que, entre o início dos disparos propagadores de mentiras e a chegada dos responsáveis à carceragem, passarão apenas dias ou, no máximo, poucas semanas’.

‘Basta ler o voto de Salomão e acompanhar as decisões de Moraes para se perceber que os reis das patranhas de 2018 são hoje sócios de colônias de nudismo’, pontua o colunista.

O atual presidente do TSE é Luís Roberto Barroso, que deixará o cargo em fevereiro de 2022.

Na sequência, o ministro Edson Fachin o substituirá por seis meses, enquanto Moraes será o vice-presidente da Corte.

O ‘Xerife’ terror dos bolsonaristas tomará posse em agosto de 2022, e terá sua condição de presidente válida até junho de 2024.

Nunes Marques, o ministro do STF indicado por Bolsonaro, será o vice-presidente do TSE junto com o presidente do Tribunal, Moraes, pelo mesmo período.