sábado, 30 de outubro de 2021

Não há como afirmar que o Bozo recuperou o fôlego.

 

Não há como se afirmar que Bolsonaro recuperou o fôlego. Por Rudá Ricci

 
Veja Jair Bolsonaro
O presidente.
Foto: Evaristo Sá/AFP

Publicado originalmente no Twitter do autor:

Por Rudá Ricci

PUBLICIDADE

Ocorreu, nesta semana que termina hoje, um repique positivo para Bolsonaro.

Pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de outubro mostra que Bolsonaro diminuiu a diferença e hoje perderia para Lula por 37% a 52% em um eventual 2º turno. De 23 pontos (pesquisa realizada em 29 de setembro) caiu para 15 pontos percentuais.

Também gerou uma situação positiva para o bolsonarismo a decisão do TSE de rejeitar a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. Como compensação, cassaram um deputado e afirmaram que para 2022 tudo será diferente.

Outra sinalização importante para Bolsonaro foi a decisão do Centrão em blindá-lo, caso perca o foro privilegiado a partir de 2023. Essa decisão sinaliza apoio do Centrão à Bolsonaro, em 2022. Contudo, a campanha de Lula sinaliza o nome de Rodrigo Pacheco (PSD) como vice.

Aras decide fatiar as denúncias da CPI e, por obrigação de ofício, determinou a abertura de uma investigação preliminar para apurar os crimes imputados à Bolsonaro e aos outros doze políticos indiciados pelo relatório final. A hipótese de escolher um bode expiatório é razoável.

Leia também:

PUBLICIDADE

1 – Maurício X Casagrande: não há reabilitação para mau-caratismo. Por Nathalí Macedo

2 – TV Manchete pode voltar ao ar através do dono da Havan, diz site

3 – Células nazistas crescem 58% e especialistas veem banalização do discurso de ódio

As ações do governo Bolsonaro e da extrema-direita

O auxílio emergencial quica na entrada da grande área e o Bolsa Família passa a ser substituído pelo Auxílio Brasil (via MP). Esta parece ser a grande aposta de Bolsonaro para conter o índice histórico de rejeição.

Finalmente, temos uma série de ações do campo da extrema-direita, envolvendo empresários e jornalistas, preparando o bote para 2022 em diante: Instituto Liberal-Conservador (de Eduardo Bolsonaro), Brasil Paralelo, Brasil 200 e Telegram.

Uma rápida observação. Temos quase um ano pela frente. Devemos evitar o pêndulo maníaco-depressivo que assola o campo progressista: não há como se afirmar que Bolsonaro recuperou o fôlego, assim como sempre foi um erro afirmar que Lula vencerá no 1º turno.

Nenhum comentário: