sábado, 28 de março de 2015

MÍDIA - Globo ataca Janine.


Globo ataca Janine e trata independência intelectual como erro
Mal foi anunciado seu nome para novo Ministro da Educação, o filõsofo Renato Janine Ribeiro foi torpedeado pelo jornal O Globo por já ter criticado o segundo governo Dilma.
 
Sua indicação indica a aceitação implícita, por Dilma, das críticas feitas por ele. E indica também mudança de atitude de Dilma em relação ao "sim, senhora"  que campeia nas relações com Ministros. Da parte de Janine, indica independência intelectual porque, ao lado das críticas, sempre se confessou um eleitor de Dilma.
 
Mas o jornal preferiu transformar tudo em uma grande fofoca.
 
BRASÍLIA - O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, já fez várias críticas à presidente Dilma Rousseff. Em entrevista ao GLOBO no último dia 7, Ribeiro afirmou que a maior parte do ministério “é fraca”. Apesar de ter declarado voto na petista, ele disse ter se sentido “enganado” em relação ao modo de Dilma governar.
— Considero que na situação que estava foi o melhor voto. Mas isso não quer dizer que eu esteja satisfeito. Me sinto enganado no sentido em que houve um compromisso implícito de que ela mudaria o estilo de governo, ia parar de governar pela braveza e ia começar a dialogar mais e a delegar mais. Esse para mim era um compromisso que ela cumpriu de maneira muito limitada na medida em que nomeou um ministro que ela praticamente não pode mandar embora, que é o Joaquim Levy. Com ele, eu suponho que ela não grite. A maior parte do ministério é fraca, com honrosas exceções. Ela tem uma imagem de quem dialoga e delega pouco e isso não é uma boa imagem para um presidente na democracia — declarou ao GLOBO.
 
Em artigos publicados no jornal “Valor Econômico”, o novo ministro também criticou Dilma. Entre outras coisas, disse que lhe faltava dialogar e delegar poderes e que tem um "má comunicação". Em artigo publicado em dezembro, numa crítica a Dilma e aos outros dois principais candidatos a presidente na última eleição, Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), o novo ministro disse que "não vamos bem de líderes". Em 26 de janeiro, ele inclusive comparou Dilma a Aécio, dizendo que são mais semelhantes do que aparentam ser. "Temos um paradoxo: candidato, Aécio Neves prometeu continuar a política social do PT; reeleita, Dilma Rousseff adotou medidas econômicas dos tucanos. Portanto, a realidade não os afasta tanto mas, na aparência, eles parecem estar quase em guerra", escreveu.

Nenhum comentário: