Historiador diz que “nossas manifestações floparam” e que “é preciso entender isso”. Seguidores contestam

03/10/2021  Por REDAÇÃO URBS MAGNA
Historiador diz que “nossas manifestações floparam” e que “é preciso entender isso”. Seguidores contestam

 Fernando Horta e a Avenida Paulista neste sábado (2), durante o ato #2Out Fora Bolsonaro / Para o historiador, conforme afirmação em rede social, “era para estarmos com mais gente. É preciso entender porque diminuiu o ímpeto”.


PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO

Segundo Fernando Horta, “com a população empobrecida, manifestações antes do dia 5 ou 10 ficam vazias por simplesmente não se ter dinheiro para ir”, além de que “a população está cansada de se manifestar e não ser ouvida”

Nossas manifestações floparam. É preciso entender isso“, diz o historiador Fernando Horta, no Twitter. De acordo com ele, “com a população empobrecida, manifestações antes do dia 5 ou 10 ficam vazias por simplesmente não se ter dinheiro para ir“. Horta diz ainda que “a população está cansada de se manifestar e não ser ouvida. Nem pelas autoridades e nem pelas próprias lideranças que seguem mantendo as coisas em “banho maria”.

Seguidores e usuários da plataforma contestaram a afirmação de Fernando Horta: “A Paulista tinha 10 quarteirões tomados hoje. Gente pra caramba. Por aqui não flopou, não”, respondeu @Marcellems.

Floparam?“, questionou com espanto o perfil @DiaboGeopolitic, acrescentando que “as pessoas estão indo lutar desempregadas, com fome e psicologicamente abaladas pela pandemia e por tudo de ruim que esse desgoverno de milicos representa“. Na opinião do usuário da rede social, o que foi visto neste #2Out Fora Bolsonaro foi “o contrário: é uma demonstração descomunal de força. Essa pode ser uma avaliação de quem observa do sofá”.

Ainda, como exemplo das muitas contestações sobre a afirmação do historiador, o perfil @Jesus_doegito postou imagens da Avenida Paulista, no Centro de São Paulo, comparando a primeira, registrada no 7 de Setembro, em prol de Bolsonaro, com a segunda, deste sábado (2), quando os manifestantes não receberam “patrocínio”:

Tá aqui a comparação“, escreveu. “Achei compatível, uma vez que ninguém aqui recebeu patrocínio para ir a manifestação.

Há ainda“, de acordo com o historiador, “por óbvio, o sucesso da estratégia de Bolsonaro de ganhar tempo, diminuindo a temperatura mas mantendo a ideia da não-política. E isso contaminou parte da população brasileira“.

Leia mais sobre o pensamento de Fernando Horta, sobre o #2Out Fora Bolsonaro, conforme transcrito fielmente de sua timeline, em seu perfil na mídia social Twitter:

Creio que a explicação é uma mescla de cansaço, falta de recursos e o reflexo do distanciamento que tanto Bolsonaro quanto a oposição tomam da política. Todos indo pela via institucional … e levam ao ralo os sonhos de mudança das pessoas, enquanto seguem pedindo sacrifícios.

Em termos gerais, compilando as imagens e os vídeos de todos os lugares, me parece claro que perdemos ímpeto …

as fotos que eu vi de SP não tinham dez quarteirões … tinha muito menos.

eu não vi as pessoas “dsempregadas e com fome” indo protestar … e é por isso que perdemos força.

O perfil @olintogodoy discordou de tudo o que Fernando Horta postou, dizendo sobre as manifestações que, “pelo contrário, foram um sucesso porque foram muito maiores do que racionalmente se esperava”. Ele pede para o historiador ‘depenar’ “todos os aditivos das manifestações bolsonaristas” e “comparar com estas” do #2Out Fora Bolsonaro. “Nem dá”, diz ele.

Horta responde que “nossa régua não pode ser o fracasso das manifestações bolsonaristas”

Esse é o problema … não estamos “começando” manifestações agora, como algumas pessoas estão erroneamente argumentando. Era para estarmos com mais gente. É preciso entender porque diminuiu o ímpeto”.

As contestações sobre a surpreendente declaração de Fernando Horta continuaram no Twitter.

O perfil @CharlesPanta afirmou, em resposta a Fernando Horta, que “esse teu comentário já está no Whats dos bolsonaristas e estão em êxtase aderindo cada vez mais seguidores”. Ele ainda criticou o historiador: “Quem não sabe usar rede social tem q se contentar apenas em ler“.

Fernando Horta respondeu dizendo que ele pode “ficar lendo então. Fique à vontade. E, por favor, leia em silêncio, sem mais comentários”.

@Claudiastella disse, com prova visual, que “Porto Alegre hoje… não flopou“: