sábado, 26 de março de 2016

POLÍTICA - Significados da crise.


Significados da crise: 20 palavras que você deveria conhecer melhor

Leonardo Sakamoto

Com a ajuda de colegas jornalistas, produzi uma lista com 20 palavras que definem este momento de crise política brasileira, mostrando que “impeachment'' [processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade, por grave delito ou má conduta no exercício de suas funções, do presidente da República, ministros do Supremo Tribunal ou de qualquer outro funcionário de alta categoria; cabe ao Senado, se procedente a acusação, aplicar ao infrator a pena de destituição do cargo] não é a única palavra.
Daí, procurei os significados delas no dicionário Houaiss, postando-os aqui. A lição que se tira é que muita gente as usa, mas nem todo mundo entende o que significam. Mas fingem que entendem…
Corrupção
Ato ou efeito de subornar uma ou mais pessoas em causa própria ou alheia, geralmente com oferecimento de dinheiro; emprego, por parte de grupo de pessoas de serviço público e/ou particular, de meios ilegais para, em benefício próprio, apropriar-se de informações privilegiadas, geralmente acarretando crime de lesa-pátria.

Justiça
Caráter, qualidade do que está em conformidade com o que é direito, com o que é justo; princípio moral em nome do qual o direito deve ser respeitado.

Manobra
Série de atitudes ou ações realizadas para se alcançar determinado objetivo; atitude ou enredo ardiloso; artimanha, astúcia, artifício engenhoso, criativo, destreza, habilidade

Democracia
Governo no qual o povo exerce a soberania e toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas, não de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princípios permanentes de legalidade; sistema político cujas ações atendem aos interesses populares; governo que acata a vontade da maioria da população, embora respeitando os direitos e a livre expressão das minorias.

Isonomia
Princípio geral do direito segundo o qual todos são iguais perante a lei, não devendo ser feita nenhuma distinção entre pessoas que se encontrem na mesma situação.

Estado de direito
Estamento em que o poder político pauta suas ações, em estrita observância da ordem jurídica, com perfeito equilíbrio entre o direito e o arbítrio.

Golpe
Ato pelo qual a pessoa, utilizando-se de práticas ardilosas, obtém proveitos indevidos; estratagema, ardil, trama; ato de derrubar ou dar fim a alguém ou alguma coisa.

Manipulação
Manobra oculta ou suspeita que visa à falsificação da realidade; manobra pela qual se influencia um indivíduo, uma coletividade, contra a vontade destes, de modo geral, recorrendo a meios de pressão, tais como a mídia.

Hipocrisia
Ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade; caráter daquilo que carece de sinceridade.

Linchamento
Execução sumária pela multidão.

Empatia
Capacidade de se identificar com outra pessoa, de sentir o que ela sente, de querer o que ela quer, de apreender do modo como ela apreende; processo de identificação em que o indivíduo se coloca no lugar do outro e, com base em suas próprias suposições ou impressões, tenta compreender o comportamento do outro.

Polarização 
Centralização de pensamentos ou energias ou esforços em torno de um ou mais pontos; concentração em extremos opostos (de grupos, interesses, atenções, atividades, influências etc. antes alinhados entre si).

Intolerância
Intransigência com relação a opiniões, atitudes, crenças, modo de ser que reprovamos ou julgamos falsos; comportamento daquele que reprime por meio da coação ou da força as ideias que desaprova.

Arrogância
Qualidade ou caráter de quem, por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento, assume atitude prepotente ou de desprezo com relação aos outros.

Sebastianismo
Crença mística, propagada em Portugal logo após o desaparecimento de D. Sebastião (1554-1578), segundo a qual este rei, como um novo messias, retornaria para levar o país a outros apogeus de glórias e conquistas; partidário ardoroso de uma situação política superada e que espera vê-la restabelecida, quando tal parece improvável.

Macarthismo
Prática política que se caracteriza pelo sectarismo, notadamente anticomunista, inspirada no movimento dirigido pelo senador Joseph Raymond McCarthy (1909-1957), durante os anos de 1950; prática de formular acusações e fazer insinuações sem provas.

Histeria
Comportamento caracterizado por excessiva emotividade ou por um terror pânico.

Medo
Estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência; temor, ansiedade irracional ou fundamentada, receio.

Ódio
Aversão intensa geralmente motivada por medo, raiva ou injúria sofrida; profunda aversão a algo.

Vale-tudo
Modalidade de luta livre em que são válidos golpes de cunho extremamente brutal; contexto em que é válido qualquer expediente.

Nenhum comentário: