quarta-feira, 3 de março de 2021

"DÁ PARA GRITAR GOL?"

 


"Dá para gritar gol?": Entenda 4 diálogos da Lava Jato
Quarta-feira, 03 de março de 2021
Começamos março ou nunca saímos dele? Nas redes sociais, internautas ironizaram o fato de que, passado um ano da pandemia, o Brasil enfrenta novamente o seu pior momento. Fechamos fevereiro com o maior número de mortes da série histórica e começamos março com a maior média diária de vítimas. Triste Brasil.

Quem defende a democracia, no entanto, teve uma boa notícia. A defesa de Lula teve acesso a novas conversas de procuradores da Lava Jato no Paraná, depois de receber autorização do próprio Supremo. Os diálogos vazados de um grupo na rede social Telegram reforçam a tese da parcialidade, pois deixam clara a perseguição da força-tarefa contra o ex-presidente Lula (PT).

Por exemplo, em uma das mensagens, procuradores ironizam um pedido de Lula para que seu julgamento fosse transmitido ao vivo, para evitar distorções. “Dá pra gritar gol quando ele se ferrar? kkkkk” questiona a procuradora Laura Tessler. Inacreditável, não é mesmo? Leia abaixo a matéria completa.

Tanto quanto o abismo entre as condições de vida de militares de alta e baixa patente no Brasil. Os gastos exagerados com supérfluos por parte dos militares também movimentaram o noticiário nesta semana. Mas, para ter uma noção, os gastos com Stella e Heineken em um só pregão bancaria refeições de um soldado por 10 anos! Isso mesmo: 10 anos. Para além dos valores abusivos, especialistas ainda questionam sobre possíveis festividades no meio da pandemia. Perdeu? Entenda o caso na reportagem de Daniel Giovanaz.

Mas nem tudo está perdido. Na contramão, do outro lado deste abismo de desigualdade, tem surgido uma galera que dá a letra nas redes sociais! Quatro mil quilômetros separam o manauara Dayrel de Azevedo, dono da página “Funkeiros Cults” no Instagram, de Thiago Torres, criador do canal do Youtube “Chavoso da USP”.

As realidades dos dois, no entanto, são próximas quando o assunto é acesso à educação de cidadãos pobres e que vivem nas periferias das cidades. Os influenciadores traduzem o conhecimento e já mobilizam quase 400 mil seguidores em suas páginas. A repórter Caroline Oliveira conversou com eles e você lê e assiste tudinho aqui!

E para fechar a semana bem doce, ou melhor, agridoce, o podcast Alimento é Saúde conta a história do Cambuci. Da memória afetiva à preservação da Mata Atlântica, Michele Carvalho mergulha nesta fruta, símbolo paulista, e conversa com produtores que, além do fruto, fazem sorvete, vinagre, xarope e até bebidas alcoólicas. Imperdível!
Dá para gritar gol?": Entenda 4 diálogos da Lava Jato que vieram à tona esta seman
Defesa de Lula teve acesso ao material depois de receber autorização do próprio Supremo e reforça tese da parcialidade.Leia aqui.
Gasto com Stella e Heineken em um só pregão bancaria refeições de um soldado por 10 anos
Pesquisadores analisam abismo entre as condições de vida de militares de alta e baixa patente no Brasil.Confira.
Vídeo | Chavoso da USP e Funkeiros Cults criticam elitismo e socializam conhecimento
De Manaus a São Paulo, o criador da página Funkeiros Cults e o Chavoso USP. Jovens falam sobre o peso dos estereótipos e o acesso ao conhecimento.Leia e assista!
Podcast | Cambuci: da memória afetiva à preservação da Mata Atlântica
A fruta, símbolo paulista, também é motivo para que agricultores preservem o bioma, que abrange 17 estados.Escute!

Nenhum comentário: