terça-feira, 9 de março de 2021

Intercept e a anulação dos processos contra Lula.

 


Processos contra Lula anulados

A decisão do ministro Edson Fachin de anular as condenações do ex-presidente Lula em Curitiba pegou todos de surpresa nesta tarde. Fachin reconheceu algo que o procurador Deltan Dallagnol sabia desde 2016 e que nós revelamos em 2019: Curitiba não era vara competente para o processo do triplex, já que essa vara só julgava denúncias relacionadas à Petrobras. Só o fato de esse processo estar sendo tocado no Paraná constitui uma fraude processual evidente.

O trecho acima é de uma das primeiras matérias na série Vaza Jato. Ao longo dos últimos dois anos, publicamos mais de 100 reportagens mostrando a submissão da Procuradoria Federal ao ex-juiz Sergio Moro, a indicação de provas por parte do juiz, o conluio entre procuradores e magistrado, o comprometimento da autonomia da Polícia Federal, o absoluto desrespeito à Procuradoria Geral da República e ao Supremo Tribunal Federal. As ilegalidades nos processos contra Lula são parte disso, mas os desmandos da Lava Jato e suas consequências políticas vão muito além. 

Por quase cinco anos, a força-tarefa de Curitiba navegou sob a tutela de Sergio Moro com o apoio de uma imprensa dócil, instituições de controle omissas e políticos acovardados. O Intercept teve a coragem de se levantar contra isso e colocar o dedo na ferida investigando profundamente a corrupção no judiciário quando ninguém ousava fazê-lo. 

Isso está no centro da nossa missão: trabalhamos para revelar a verdade e contribuir para que poderosos sejam responsabilizados. O dia de hoje mais uma vez mostra que nosso trabalho é muito importante e causa impacto. 

É por isso que não vamos parar. O maior inimigo de Bolsonaro, de Moro e da extrema direita não é a mídia, mas a verdade. Quando a verdade vem à tona, como na #VazaJato, eles temem. 

Nenhum comentário: