quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Brasil de Fato: Mentiras na ONU, isolado no G20, etc

 

 
Brasil de Fato
 
Mentiras na ONU, isolado no G20: Bolsonaro e os vexames internacionais em 2021
 
Quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
 
 
Por aqui, quase morremos de vergonha ao ver o presidente do Brasil comendo uma pizza em pé na calçada porque não foi autorizado a entrar no restaurante em Nova York por não estar vacinado (pelo menos é o que ele diz, mas não podemos comprovar, já que seu cartão de vacinação está sob sigilo por 100 anos).
A gente mal tinha se recuperado desse constrangimento quando Bolsonaro aproveitou a cúpula do G20 apenas para comer e visitar Roma. Política mesmo não teve, e o Brasil não levou nada de positivo da reunião no fim de outubro. As melhores conversas do presidente foram com o garçom sobre o fato de ele, Bolsonaro, ter origem italiana. Olaf Scholz, que viraria chanceler da Alemanha no mês seguinte, por exemplo, fez questão de não conversar com o brasileiro (mas dias depois recebeu Lula em seu país).
A reunião do G20, aliás, foi uma sequência de vexames. Além de o presidente ficar totalmente isolado e mentir na televisão italiana, seus seguranças ainda agrediram jornalistas.
2021 também viu uma sequência de mentiras em discurso para o mundo inteiro ouvir na abertura da Assembleia Geral da ONU, ministro da Saúde mostrando o dedo do meio nos Estados Unidos, jogo do Brasil contra a Argentina cancelado na hora porque não houve controle das regras sanitárias na entrada do país...
E isso é só a metade. Separamos oito vexames internacionais do governo Bolsonaro em 2021, que você pode ler aqui ou ver com seus próprios olhos neste vídeo:
 

Nenhum comentário: