LULA parabeniza Gabriel Boric, novo presidente do Chile que derrotou a extrema-direita
19/12/2021
O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, e o ex-presidente LULA, com um boné de sua campanha que lhe deu a vitória neste domingo (19/12) | Sobreposição de imagens
![]()
PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
O esquerdista representante da aliança ‘Aprovo a Dignidade’ recebeu as palavras do ex-presidente ao ser marcado por ele em mensagem no Twitter argumentando sobre a importância da vitória para a AL
“Parabenizo o companheiro Gabriel Boric por sua eleição para Presidente do Chile“, escreveu o ex-presidente Luiz Inácio LULA da Silva em seu perfil oficial no Twitter, no início da noite deste domingo (19/12), após a importante vitória da esquerda no país que foi massacrado e até hoje sofre as consequências da ditadura sob Augusto Pinochet.
“Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos“, declarou LULA, em cujo tuíte postou sua foto com um boné da campanha do colega.
Veja abaixo e leia mais a seguir:

O deputado e ex-líder estudantil Gabriel Boric, de esquerda, ganhou o segundo turno das eleições presidenciais do Chile neste domingo (19/12), segundo o Serviço Eleitoral do país.
Seu adversário, o advogado José Antonio Kast, de extrema-direita, fez uma publicação no Twitter em que reconheceu a vitória do representante da aliança Apruebo Dignidad (Eu aprovo a dignidade, em tradução).
Em sua conta no Twitter, Kast, da aliança Fronte Social-Cristão, escreveu: “Acabei de falar com Gabriel Boric e parabenizá-lo pela grande vitória. A partir de hoje é o Presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e colaboração construtiva. Chile em primeiro lugar”.
Por volta das 20h07, Boric tinha 55,85% dos votos válidos, enquanto Kast tinha 44,15%, com 98,76% das urnas apuradas.
O candidato de esquerda terá um mandato de quatro anos, a partir de 2022.
A votação em segundo turno foi realizada a partir das 8h deste domingo.
No primeiro turno, disputado há pouco menos de um mês, o advogado Kast, de 55 anos, foi o primeiro colocado, com 27,91% dos votos, enquanto o deputado Boric, 35, obteve 25,83%.
Com este resultado, a tendência é que Boric abrace com mais facilidade as novas leis da Constituição do país, que estão sendo elaboradas por um grupo composto mais por independentes que por políticos mais tradicionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário