LULA parabeniza Gabriel Boric, novo presidente do Chile que derrotou a extrema-direita

19/12/2021  Por REDAÇÃO URBS MAGNA
LULA parabeniza Gabriel Boric, novo presidente do Chile que derrotou a extrema-direita

 O presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, e o ex-presidente LULA, com um boné de sua campanha que lhe deu a vitória neste domingo (19/12) | Sobreposição de imagens


PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO

O esquerdista representante da aliança ‘Aprovo a Dignidade’ recebeu as palavras do ex-presidente ao ser marcado por ele em mensagem no Twitter argumentando sobre a importância da vitória para a AL

Parabenizo o companheiro Gabriel Boric por sua eleição para Presidente do Chile“, escreveu o ex-presidente Luiz Inácio LULA da Silva em seu perfil oficial no Twitter, no início da noite deste domingo (19/12), após a importante vitória da esquerda no país que foi massacrado e até hoje sofre as consequências da ditadura sob Augusto Pinochet.

Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos“, declarou LULA, em cujo tuíte postou sua foto com um boné da campanha do colega.

Veja abaixo e leia mais a seguir:

📸 Ricardo Stuckert – Originally tweeted by Lula (@LulaOficial) on 19/12/2021

O deputado e ex-líder estudantil Gabriel Boric, de esquerda, ganhou o segundo turno das eleições presidenciais do Chile neste domingo (19/12), segundo o Serviço Eleitoral do país.

Seu adversário, o advogado José Antonio Kast, de extrema-direita, fez uma publicação no Twitter em que reconheceu a vitória do representante da aliança Apruebo Dignidad (Eu aprovo a dignidade, em tradução).

Em sua conta no Twitter, Kast, da aliança Fronte Social-Cristão, escreveu: “Acabei de falar com Gabriel Boric e parabenizá-lo pela grande vitória. A partir de hoje é o Presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e colaboração construtiva. Chile em primeiro lugar”.

Por volta das 20h07, Boric tinha 55,85% dos votos válidos, enquanto Kast tinha 44,15%, com 98,76% das urnas apuradas.

O candidato de esquerda terá um mandato de quatro anos, a partir de 2022.

A votação em segundo turno foi realizada a partir das 8h deste domingo. 

No primeiro turno, disputado há pouco menos de um mês, o advogado Kast, de 55 anos, foi o primeiro colocado, com 27,91% dos votos, enquanto o deputado Boric, 35, obteve 25,83%.

Com este resultado, a tendência é que Boric abrace com mais facilidade as novas leis da Constituição do país, que estão sendo elaboradas por um grupo composto mais por independentes que por políticos mais tradicionais.